30 novembro 2012

Registo Semanal - Sala Palmo e Meio - 26 a 30 de Novembro de 2012

Olá papás!
Esta semana começámos por visualizar um filme sobre a diversidade de corais existentes na Terra, dando enfoque aos existentes na Austrália (maior recife). Os peixinhos que vivem nos corais são todos muito lindos e coloridos e precisam deles para viver, se alimentarem e proteger! Vimos também como ficam os corais depois de destruídos pela poluição e pelo ser humano (área do conhecimento do mundo e área da formação pessoal e social).
Depois da estratégia de motivação partimos para a atividade, em que cada criança construiu peixinhos coloridos com figuras geométricas (área da expressão e comunicação – domínio da matemática). Primeiro fizemo-los com os blocos lógicos e depois pintámos as figuras geométricas, recortámo-las e colámo-las fazendo lindos peixinhos (expressão plástica)!
Na Terça-feira ouvimos uma história acerca dos cuidados a ter para a não destruição dos corais no nosso planeta. Debatemos este assunto, construímos as nossas ideias e de seguida colorimos um desenho de lindos corais em que tivemos que colocar uma cruz nos intrusos (lixo).
Na Quarta-feira fizemos vários jogos alusivos aos conceitos curto/comprido. Por fim fizemos uma ficha em que os mais pequeninos esponjaram de azul o peixe comprido e os mais crescidos picotaram os círculos do peixe comprido e colaram papel azul por trás (expressão grafomotora).
Na Quinta-feira fizemos digitinta laranja, uma atividade mais direcionada aos mais pequenos, e que promove a expressão plástica).
Hoje, Sexta-feira, foi a sessão de expressão motora, desta vez mais direcionada para a dança.
Na próxima semana vamos começar com os preparativos de Natal!
Bom fim de semana!

Sem comentários: