09 novembro 2012

Registo Semanal - Sala Palmo e Meio - 05 a 09 de Novembro de 2012

Olá papás!
Começámos a semana pela dinamização de um poema denominado “onde meto o meu nariz?”. Este poema surgiu com o intuito de mostrar às crianças alguns cuidados para prevenir as constipações e o que devemos fazer quando estamos doentes.
Visto estarmos na altura das constipações e os meninos andarem sempre muito ranhosinhos e limparem os narizes às mangas das blusas, ou espirrarem sem colocar a mão ou o braço à frente da boca, entre outras coisas, achei pertinente discutirmos estes assuntos.
Por fim realizámos um desenho sobre o assunto, de modo a que individualmente a criança interpretasse a história e exprimisse através do desenho o que viu, ouviu e discutiu.
Estas atividades promoveram a área da linguagem oral e abordagem à escrita, bem como a expressão plástica.
Esta semana demos início ao tema do São Martinho. Começámos por visualizar a lenda de São Martinho projetada em grande na parede e ao longo da história íamo-la interpretando.
De seguida dramatizámos a história de modo a enfatizar a capacidade que o ser humano tem de ajudar o próximo e a capacidade de cada criança se expressar através do corpo e das emoções.
No fim colorimos um desenho acerca do tema, em que cada criança foi avaliada pela capacidade de fazer corretamente a pinça, pintar dentro do traço e ter pressão no traço (expressão grafomotora).
Comemos também castanhas e romãs.
Foi dinamizada também a história da Maria Castanha, com o apoio de um fantoche. Esta história, além de enfatizar esta época do ano, valorizá-la e mostrar às crianças as tradições (área do conhecimento do mundo), fala também sobre um tema bastante importante que é o respeito pelas diferenças raciais (área da formação pessoal e social).
Depois de utilizada esta estratégia de motivação demos então início à próxima atividade, que seria utilizar os materiais disponíveis de modo a construir uma D. Castanha. Colorimos uma castanha das suas cores reais, enfatizando o castanho escuro e claro, colámos olhinhos e fizemos o nariz e a boca no sítio correto e colámos os membros. Foi avaliada além da criatividade da criança o seu conhecimento sobre a orientação espacial a nível de colocar as partes do corpo no sítio correto.
Visualizámos novamente um filme sobre o sistema solar e enfatizámos o fato de a Terra ser o único planeta com vida pois tem oxigénio para nós podermos respirar. E o que é o oxigénio? Fizemos uma experiência científica sobre o tema, em que previmos acontecimentos, criámos hipóteses, experimentámos por nós próprios, argumentámos e tirámos as nossas conclusões (área do conhecimento do mundo), vendo que o oxigénio existe mesmo!
Hoje, Sexta-feira, foi a sessão de ginástica, onde foi testada a destreza motora do grupo.
Na próxima semana vamos à Feira de São Martinho de modo a festejarmos esta época tão especial!
 























Bom fim de semana!

Sem comentários: