16 novembro 2012

Registo Semanal - Berçário A Cegonha - 12 a 16 de Novembro de 2012


Olá papás!
Na Segunda-feira sentámos os bebés no tapete e alguns sobre as nossas pernas e observámos e contámos um conto de imagens. Apontámos para algumas imagens e depois pegámos na mão do bebé e fizemo-la assinalar os desenhos que íamos falando. Esta atividade permitiu à criança adquirir gosto pelos livros, estimulando também a área da expressão e comunicação – linguagem oral).
Na Terça-feira pegámos nas crianças, sentámo-las no tapete perto de nós e mantivemos o contacto visual com as mesmas. Cobrimos a nossa cara com as mãos e permanecemos “escondidas” durante algum tempo. Destapámos a cara e dissemos “cucu”. Tentámos que a criança repetisse o exercício. Este permitiu ela ser capaz de concentrar a visão na cara do adulto, reconhecendo-o, estimulando a área da formação pessoal e social (os primeiros grupos sociais).
Na Quarta-feira deitámo-nos no chão viradas para cima e colocámos o bebé na nossa barriga. Em seguida levantámo-lo no ar para que este perceba a sensação de equilíbrio e desequilíbrio, promovendo a área da expressão e comunicação – expressão motora.
Na Quinta-feira pusemos uma música com um ritmo rápido, pegámos nas crianças ao colo e dançámos. Sentámos a criança ou pusemo-la de pé, pegámos nas suas mãos e movemo-las ao ritmo da música (expressão musical).
Hoje, Sexta-feira, repartimos legos com as crianças para que elas possam pegar e experimentar e motivámo-las a descobrir as possibilidades de acção, como empilhar por exemplo. Esta atividade estimula a coordenação óculo-manual e desenvolve a motricidade fina (expressão motora).
Bom fim de semana!

















 

Sem comentários: