28 outubro 2011

Sala Palmo e Meio - 24 a 28 de Outubro de 2011



































































Olá papás!
Esta semana demos continuidade ao nosso projecto: as tradições, usos e costumes de Portugal.
Continuámos por terras algarvias, sendo esta a região que irá ter um especial enfoque, pois é a região onde vive o grupo de Palmo e Meio.
Voltámos a visualizar o vídeo das tradições de Portugal que o Sr. Pirata João deixou na nossa sala. No vídeo apareceram as casas típicas algarvias, todas branquinhas e azuis à volta das janelas e das portas. Reparámos também que todas as casas tinham chaminés. Algumas redondas, outras quadradas e todas com uns buraquinhos para sair o fumo. Optámos por construir as redondas que foi a que nós mais gostámos.
Conversámos sobre possíveis materiais que poderiam ser utilizados para a sua construção e chegámos à conclusão que poderíamos usar rolos de papel de cozinha para fazer a base. E assim foi, cortámos os cartões, colámo-los, fizemos o topo das chaminés com cartão e fizemos uns buraquinhos. Pintámo-las de branco e no fim delineámos os buracos com um pincel fininho e de cor azul. O resultado ficou fantástico! Até pareciam chaminés algarvias de verdade! Esta actividade promoveu a capacidade de concentração e observação de cada criança, de modo a conseguirem à posteriori criar algo semelhante à realidade, além de ter que ser o próprio grupo a definir qual a melhor estratégia de a concluir, trabalhando assim a expressão plástica e grafomotora e a área da formação pessoal e social.
Segunda-feira, da parte da tarde, fizemos o registo do fim de semana. E antes de fazê-lo no papel, desenhámos a figura humana no nosso quadro, com giz, de modo a estimular todas as crianças a construírem composições da realidade que qualquer outro consiga entender.
Na Terça e Quarta-feira demos início à elaboração das casas algarvias. Assim, pintámos caixas de sapatos todas de branco e com papel autocolante azul fizemos os contornos das janelas e das portas. Trabalhámos assim as simetrias e desenvolvemos o domínio matemático. Colorimos também as portas de castanho e fizemos as divisões nas janelas. No fim, colámos as chaminés no topo da casa. Ficaram lindas as nossas casinhas!
De acordo com o vídeo visualizado, realizámos uma ficha em que tivemos que colocar uma cruz nos intrusos, desenvolvendo assim a nossa capacidade de observação e raciocínio.
Na Quinta-feira, trouxemos figos e amêndoas de modo a realizar as estrelas, um doce regional. Primeiro provámos as amêndoas e os figos, vimos a Sol espalmar e abrir os figos e partir as amêndoas ao meio e, no fim, todos experimentámos fazer as ditas estrelinhas. Tal e qual pasteleiros tivemos uma hora a fazer docinhos e depois pusemo-los no forno. Depois de frios, pusemo-los num embrulho para oferecer aos papás, para comprovar o nosso talento na culinária! Esta actividade promoveu a área do conhecimento do mundo, em que as crianças aprendem a valorizar as tradições da nossa terra, que são tão importantes e não se deveriam perder.
Hoje, Sexta-feira, vimos a lenda das amendoeiras em flor no computador e ficámos a perceber porquê que no Algarve existem tantas dessas árvores. Foi um rei mouro que as mandou plantar, devido à saudade que a sua princesa nórdica tinha de ver neve. Assim, esperavam todos os anos ansiosos a Primavera para ver as árvores todas branquinhas tal e qual a neve. Daí haverem, também, tantos doces regionais, feitos com amêndoas. Aproveito para dizer que na próxima semana faremos doce fino.
Desta estratégia de motivação partimos para o conhecimento deste povo que reinou em Portugal, os mouros, e a influência que eles tiveram na aquisição de vocabulário na língua portuguesa. Os mouros introduziram na nossa língua vários vocábulos iniciados pela sílaba “al”. Fizemos então um levantamento de algumas palavras e fizemos um registo para ficar na nossa sala, de modo a todos os dias as relembrarmos. Por fim, fizemos uma ficha em que os mais crescidos copiaram as palavras “Algarve” e “Alvor” em cima de uma linha, e os mais novos fizeram os grafismos das mesmas palavras. Estas actividades promoveram a área da linguagem oral e abordagem à escrita.
Ao longo da semana fomos realizando alguns exercícios de expressão musical e corporal de modo a conhecermos alguns conceitos da língua inglesa: as partes do corpo, números e acções.
Esta semana, na sessão de expressão motora, fugimos dos jacarés (aquecimento), dançámos “o jogo do espelho” e “dez dedos”, jogámos à “mamã dá licença” e fizemos alongamentos ao ouvir uma música muito calminha.
Aprendemos ainda as músicas do Outono e da Chuva, em que tivemos que, de acordo com a letra, gesticular as canções.
Por fim, jogámos ainda ao jogo dos números e das letras que está afixado na parede da nossa sala. Contámos os chapéus das bruxinhas do Haloween e associámo-los ao respectivo algarismo. Depois escolhemos palavras de revistas, recortámo-las e colocámo-las nas respectivas letras do friso alfabético de acordo com a sua inicial. Esta actividade serviu também para as crianças visualizarem diferentes formas de escrever as mesmas palavras (maiúsculas e minúsculas).
Esta semana quem ganhou a estrelinha de bom comportamento levou para casa um fantoche-galinha. Portar bem compensa!
Deixo-vos ainda a fotografia da nossa linda boneca, Maria, que já tem além dos olhos, cabelo, boca e coração. Aproveito para agradecer aos papás que, com tanto empenho, têm dado vida à nossa Maria.

Foi muito preenchida esta semana e cheia de trabalho, mas valeu a pena porque aprendemos muitas coisas novas.
Para a semana há mais novidades.
Bom fim de semana a todos!

Sem comentários: