07 outubro 2011

A semana da música na sala Palmo e Meio - 03 a 07 de Outubro de 2011















































Olá papás!
Esta semana dedicámo-nos à expressão musical e à construção de instrumentos musicais, de modo a enriquecer a área da música da nossa sala.
A música com maior ou menor intensidade está na vida do ser humano. Ela desperta emoções e sentimentos de acordo com a capacidade de percepção que ele possui para assimilar a mesma.
A música não é somente uma associação de sons e palavras, mas sim, um rico instrumento que pode fazer a diferença nas instituições de ensino, pois ela desperta o indivíduo para um mundo
prazeroso e satisfatório para a mente e para o corpo que facilita a aprendizagem e também a socialização do mesmo.
Quanto maior for a sensibilidade da criança para o som, mais ela descobrirá as suas qualidades. Portanto é muito importante exercitá-la desde muito pequena, pois esse treino irá desenvolver a sua memória e atenção.
A música quando bem trabalhada desenvolve o raciocínio, criatividade e outros dons e aptidões, por isso, deve-se aproveitar esta tão rica actividade educacional dentro das salas de aula.
A música e a dança actuam no corpo e desperta emoções, neste sentido ela equilibra o metabolismo, interfere na receptividade sensorial e minimiza os efeitos de fadiga ou leva a excitação do aluno.
A música e a dança permitem a expressão pelo gesto e pelo movimento, que traz satisfação e alegria. A criança aprende a se desenvolver através dela.
A expressão musical desempenha um importante papel na vida recreativa de todas as crianças, ao mesmo tempo em que desenvolve a sua criatividade, promove a autodisciplina e desperta a consciência rítmica e estética. A música também cria um terreno favorável para a imaginação quando desperta as faculdades criadoras de cada um. A educação pela música proporciona uma educação profunda e total.
A música como sempre esteve presente na vida dos seres humanos, ela também sempre está presente na escola para dar vida ao ambiente escolar e favorecer a socialização dos alunos, além de despertar neles o senso de criação e recreação.
A escola, enquanto espaço institucional para transmissão de conhecimentos socialmente construídos, pode se ocupar em promover a aproximação das crianças com outras propriedades da música que não aquelas reconhecidas por elas na sua relação espontânea com a mesma.
Cabe aos professores criar situações de aprendizagem nas quais as crianças possam estar em relação com um número variado de produções musicais não apenas vinculadas ao seu ambiente sonoro, mas se possível também de origens diversas, como, de outras famílias, de outras comunidades, de outras culturas de diferentes qualidades: folclore, música popular, música erudita e outros.
As actividades musicais nas escolas devem partir do que as crianças já conhecem, desta forma, desenvolve-se dentro das condições e possibilidades de trabalho de cada professor.
As crianças sabem que se dança música, isto é, que a dança está associada à música, e geralmente sentem grande prazer em dançar. Se os professores levarem isso em conta e considerarem como ponto de partida o repertório actual do seu grupo (os das crianças e o próprio) e puderem expandir este repertório comum com o repertório do seu grupo cultural e de outros grupos, criando situações em que as crianças possam dançar, certamente estarão contribuindo significativamente para a formação das crianças.

A música na vida do ser humano é tão importante como real e concreta, por ser um elemento que auxilia no bem estar das pessoas. No contexto escolar a música tem a finalidade de ampliar e facilitar a aprendizagem do educando, pois ensina o indivíduo a ouvir e a escutar de maneira activa e refletida.
O primeiro passo para que a criança aprenda a escutar bem consiste em permitir que ela faça experiências sonoras com as qualidades do som como o timbre, a altura e a intensidade, depois disso, estará em posição de escuta.
A criança que consegue desenvolver pouco a pouco a apreciação sensorial, aprende a gostar ou não de determinados sons e passa a reproduzi-los e a criar novos desenvolvendo a sua imaginação. A música atinge a motricidade e a sensorialidade por meio do ritmo e do som, e por meio da melodia, atinge a afectividade.
Enfim, a música é um instrumento facilitador do processo de ensino-aprendizagem, portanto deve ser possibilitado e incentivado o seu na sala de aula.

Esta semana iniciámos ainda as actividades extra-curriculares. Deixo-vos com as fotografias do Fastrackids e da Dança Jazz.

Tivemos tempo ainda para forrar os nossos arquivadores. Já temos onde guardar os nossos trabalhos!

Deixo-vos também a nossa bonequinha de trapos, desta vez já com os olhos.

No final da semana realizámos uma ficha em que associámos os algarismos às cores, dando vida a um lindo arco-íris.

Para a semana haverão mais novidades e super interessantes com toda a certeza, pois vamos brincar de reis e presidentes, de monarquia e república, vamos formar partidos e votar...

Bom fim de semana!

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