14 outubro 2011

A Implantação da República na Sala Palmo e Meio - 10 a 14 de Outubro































































Olá papás!
De modo a entedermos a passagem da monarquia para a república, na história do passado de Portugal, esta semana dedicámo-nos a este mini-projecto: a implantação da república (área da formação pessoal e social).
Na Segunda-feira, realizámos o jogo do “rei manda”, mas com uma regra alterada, ou seja, desta vez, apenas poderia haver um rei que mandava sempre e os restantes membros do grupo apenas tiveram de obedecer e não contestar (expressão dramática).
Com este jogo, o meu objectivo seria as crianças perceberem que em tempos passados, Portugal, era governado por um rei e mais ninguém poderia ter opinião sobre qualquer assunto.
A passagem do trono e da coroa, para o filho mais velho, era feita apenas quando o rei morria.
Claro está que, tal como antigamente, os outros meninos não concordaram que apenas um membro do grupo poderia mandar.
Então estávamos a conseguir ir pelo caminho pretendido. O grupo chegar à conclusão que o melhor seria, à vez, cada um poder ter algo a dizer.
Mas como?
Porque não criarmos partidos e elegermos presidentes?
E assim foi, começámos afincadamente a trabalhar nesse sentido: criámos cartazes, autocolantes, demos várias ideias para que os outros se identificassem e escolhessem o partido em questão, fizemos cartões de eleitor e bilhetes de identidade, criámos uma urna e votámos para escolher o presidente da sala nessa manhã.
E assim foi, foi escolhido o presidente e ele mandou que nessa manhã: dançássemos e jogássemos o jogo das cadeiras, à cabra cega e ao lencinho da butica (expressão corporal). Se o mundo fosse governado por crianças seria tudo muito mais divertido, não?
Com tudo isto aprendemos também que o último rei de Portugal se chamava D. Manuel II e o primeiro presidente foi Teófilo Braga.
Aprendemos as cores e a simbologia da bandeira nacional, colorimos uma cada um correctamente e colámo-la nos nossos arquivos de trabalho (área do conhecimento do mundo e expressão plástica).
Escutámos também o hino de Portugal e estamos a tentar decorá-lo (expressão musical). Pode ser que no próximo Mundial de futebol os nossos meninos já saibam acompanhar a selecção portuguesa!
A par de tudo isto, os meninos mais crescidos realizaram exercícios de escrita e raciocínio matemático (área da linguagem oral e abordagem à escrita e domínio da matemática).
Com tudo isto deixo-vos um pensamento: vamos deixar os nossos meninos, por eles próprios, tirarem conclusões, terem opiniões e saberem defendê-las, experimentarem, criarem, serem lideres… Com toda a certeza estaremos a prepará-los para um futuro mais brilhante e promissor. Não lhes vamos dar já os resultados e apresentar-lhes tudo feito, até porque a sociedade não é assim…
Na próxima semana vamos explorar o Outono. Desde já vos peço que dêem um passeio com os vossos filhotes e na Segunda-feira tragam, se faz favor, umas folhinhas lindas para realizarmos algumas actividades.
Bom fim de semana a todos!

Sem comentários: