21 outubro 2011

O Outono de Palmo e Meio - 17 a 21 de Outubro de 2011









































Olá papás!
Esta semana abordámos o tema do Outono.
Então começámos por dinamizar um poema: “o cadeirão das estações”, em que o D. Verão não queria abandonar o seu posto para que o D. Outono começasse a comandar. À partida o Verão não aceitou o pedido do Outono, mas este conseguiu fazê-lo mudar de ideias. Visto o Verão já estar no cadeirão há três meses, o Outono propôs-lhe fazer um colchão com as suas folhinhas que já estavam espalhadas no chão e lá descansar até ao próximo ano. O Verão aceitou, agarrou no colchão e foi embora saltando por entre as folhas, as uvas e as castanhas que o Outono já tinha trazido.
Desta forma lúdica, as crianças aprenderam que as estações do ano duram três meses e que cada uma delas trás-nos diferentes características climatéricas e, consequentemente, diferente vestuário e frutos da época. Aprenderam também que a seguir ao Verão chega o Outono. Nas próximas mudanças de estação pretendo utilizar uma estratégia semelhante para abordar este tema, porque penso que todo o grupo conseguiu entender realmente todos os aspectos acima referidos. Assim, promovemos a Área do Conhecimento do Mundo.
De seguida, de forma a avaliar conhecimentos adquiridos e para explorar o à vontade que as crianças teriam em exprimir-se através do corpo e da linguagem, propus ao grupo dramatizar esta história. Consoante a vontade do mesmo, construímos dois fatos, um de Verão e outro de Outono e, de seguida, dois a dois dramatizaram o poema. Havia a particularidade que ambos os membros de cada grupo teriam que actuar primeiro sendo uma estação e depois a outra. Assim, foi avaliada também a plasticidade de cada um em se adaptar rapidamente a novas situações e o poder de argumentação para defender o seu ponto de vista. Promovemos então, além das Expressões Dramática e Corporal, a Área da Formação Pessoal e Social.
Por fim, cada criança registou através do desenho e da linguagem esta história, promovendo assim a Expressão Plástica e Grafomotora e a Área da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita.
No dia seguinte realizámos uma actividade de Expressão Plástica, de modo a ser avaliada a capacidade de manuseio de cada criança relativamente a diversos materiais de plástica e a sua criatividade. Fizemos um lindo cacho de uvas. Com os mais crescidos, aproveitei este trabalho para abordar alguns conceitos matemáticos, como a contagem dos bagos do cacho de uvas e a forma como se exprime o número graficamente.
Da parte da tarde, realizámos um jogo de Expressão Musical e Corporal e Educação Auditiva referente ao mesmo tema. De acordo com a intensidade com que eu tocava a pandeireta, o grupo teria de relacionar e obedecer a determinada ordem. No Verão como está imenso calor, na pandeireta, toquei devagar (4 tempos) e as crianças deram passos consoante o tempo que estava a ser tocado. No Outono já está mais fresquinho então toquei um pouco mais rápido (2 tempos) e no Inverno como faz muito frio e temos de correr para aquecer toquei muito rápido na pandeireta (1 tempo) e as crianças correram. Na Primavera os meninos saltaram alegres pelo campo enquanto eu abanei a pandeireta. Com esta actividade promovi a capacidade de concentração, associação e auditiva de cada criança.
Não querendo deixar o tema do nosso projecto de lado, depois deste exercício, realizámos outro em que as crianças marchavam como soldados ao ritmo do hino nacional. Quando a música parava o menino que se encontrava no início da fila ia para o fim e assim sucessivamente. De seguida colorimos um desenho referente a este tema, onde se encontravam duas bandeiras nacionais, uma vista de frente e outra vista de trás, em que seria avaliada a capacidade de observação de cada criança, uma vez que teria que ter destreza de raciocínio e saber que a parte mais pequena da bandeira de Portugal teria de ser pintada de verde e a maior de vermelho. A maioria das crianças correspondeu positivamente às expectativas.
No dia seguinte, jogámos com os blocos lógicos em que foram avaliadas diferentes grandezas matemáticas (grande, pequeno, fino, grosso, quantidade, formas geométricas e cores). Fizemos conjuntos e padrões de acordo com o que nos era pedido.
De seguida realizámos uma ficha em que tivemos que associar a forma gráfica dos números.
Na Quinta-feira, aproveitámos as folhinhas de Outono trazidas pelos papás e realizámos a Sra. Folha, em que tivemos que colocar todas as partes do corpo da forma correcta. À tarde jogámos outro jogo de observação, associação e memória visual, em que tínhamos que fazer corresponder determinados objectos a diferentes divisões de uma casa.
Ao longo da semana e aproveitando as actividades que fomos desenvolvendo, fomos aprendendo algum vocabulário em Inglês. Todos os dias contamos os meninos e dizemos bom dia em inglês. Aprendemos também que as uvas são “purple” e fizemos um jogo com bolas vermelhas, amarelas e azuis, em que cada criança teria que dizer “ i see a red/yellow/blue ball”.
Na Sexta-feira fizemos ginástica, em que tivemos que saltar a pés juntos e ao pé-coxinho, dar cambalhotas, correr, rastejar, enrolar (…), promovendo assim a Expressão Motora. E ao lanche comemos os bolinhos de canela que o Xavier e a mamã fizeram (receita tradicional).
Na próxima semana trabalhar de acordo com as tradições da nossa região: o Algarve.
Desejo a todos um óptimo fim de semana!

Sem comentários: