27 janeiro 2012

Berçário A Cegonha - 23 a 27 de Janeiro de 2012



























































































Registo Semanal - Sala Palmo e Meio - 23 a 27 de Janeiro de 2012












































































































































































Olá papás!

Esta semana começámos por realizar jogos de grupo que promoveram o raciocínio e cálculo matemático. De modo a avaliar cada criança individualmente realizámos uma ficha em que além de contar os objectos teriam também que associar um número a essa quantidade. Fizeram os grafismos dos respectivos algarismos para aprenderem a escrevê-los correctamente e para os saberem identificar.

Na Terça-feira continuámos a conhecer o norte do nosso país. Foi dinamizada a lenda do galo de Barcelos e com massa de moldar construímos os nossos galos. Demos cola branca, deixámos secar e, na Quinta-feira, colorimo-los com as cores do verdadeiro galo de Barcelos. Como podem ver ficaram lindos os nossos galos! Esta actividade promoveu a criatividade de cada criança e capacidade de tentar reproduzir algo semelhante à realidade (expressão plástica).

Na Quarta-feira, depois de vermos no computador como funcionavam os moínhos de vento que produziam farinha de milho para fazer pão em tempos antigos no nosso Portugal, cada criança realizou o seu moínho. Coloriram um quadrado das suas cores preferidas, recortaram-no, furaram as suas pontas, uniram-nas, passaram uma palhinha e voilá fez-se um moínho de vento em papel! Esta actividade estimulou essencialmente a grafomotricidade na criança.

Hoje, Sexta-feira, foi dinamizada uma sessão de expressão corporal e motora. Utilizámos mais uma vez o dvd do "panda vai à escola", desta vez o 2, para fazer o aquecimento e, de seguida, fizemos vários exercícios: fazer cambalhotas para a frente e para trás, fazer o pino de cabeça e de braços, ter equilíbrio sobre uma corda, saltar à corda, saltar a pé juntos e a pé coxinho, rastejar, rebolar...

Foi uma semana muito divertida e para a semana continuaremos a trabalhar o nosso projecto.

Bom fim de semana!

26 janeiro 2012

Salas Meio Palmo e Sementinha- Resumo da semana de 23 a 27 de Janeiro
























































































































































































































































































































































































Papás!

Mais uma semana que passou e muitas actividades foram realizadas!
Na Segunda-feira, depois de ser feito o acolhimento, os meninos foram fazer o desenho acerca do que tinham feito no fim-de-semana. Todos disseram o que tinham feito e a educadora registou na própria folha do desenho. Esta actividade é importante pois ajuda as crianças a começarem a ter a noção do ontem, hoje e amanhã (noção temporal), e também ajuda no desenvolvimento das capacidades motoras, nomeadamente, na motricidadeNa Terça-feira, a pedido dos meninos, cantámos canções mimadas e acompanhadas dos respectivos gestos.

Em seguida continuámos a trabalhar no nosso projecto, foi proposto aos meninos construirmos uma casa igual ás dos menios vermelhos e a proposta foi aceite pelos mesmos!

Então iniciámos o nosso pequeno projecto começando por pintar um lençol com as mãos dos meninos e está a ficar muito bonito.
Trabalhámos o dominio da matemática através de uma ficha de noção de grandeza, pequeno/grande.

Houve, também, tempo para brincadeiras nas áreas, sendo a casinha e a garagem as preferidas dos meninos.

E como o tempo permitiu fomos brincar lá fora para podermos brincar livremente.
Aproveito, ainda, para colocar as fotografias das semanas anteriores.

Até para a semana!





































































































































































































































































































































































































































































































































20 janeiro 2012

Registo Semanal - Berçário A Cegonha - 16 a 20 de Janeiro de 2012

Olá papás!

Esta semana começámos por fazer coceguinhas nos pés dos bebés com um pincel seco para que eles se fossem ambientado a este tipo de material. Se seguida e aos poucos fomos colocando tinta nos pezinhos e imprimimo-los num lençol sem estampados. Deixámos secar.

Na Terça-feira cantámos a música/lenga-lenga "1, 2, 3 toca no joelho; 1, 2, 3 toca outra vez". Com os bebés ao colo fomos tocando nas várias partes do corpo que foram ditas, ao mesmo tempo que dissemos vezes sem conta os números 1, 2, 3. Esta actividade sensibilizou os bebés para a existência desta série numérica e para a identificação das várias partes do corpo, promovendo assim os domínios sensório-motor e a linguagem.

Na Quarta-feira demos aos bebés instrumentos musicais simples para que eles contactassem com os mesmos, os explorassem e reproduzissem sons.

Na Quinta-feira os bebés exploraram livremente livros de animais. De seguida, um a um, os bebés foram estimulados no sentido de identificar os vários animais e imitar os seus sons.

Na Sexta-feira, aproveitámos o lençol já pintado e seco, para colocar todos os bebés sobre o lençol de forma a explorarem-no. À medida que os bebés se íam movimentando sobre o lençol íamos falando sobre as cores que eles tocavam. Esta actividade promoveu assim os domínios sócio-afectivo, sensório-motor e a linguagem.

Bom fim de semana!

Registo Semanal - Sala Palmo e Meio - 16 a 20 de Janeiro de 2012




















































Olá papás!

Esta semana continuámos a trabalhar no projecto de grupo, mais concretamente sobre o Norte de Portugal (área do conheimento do mundo).

Concluímos os fatos de minhotos: pintámos os lenços das meninas com glitter, colámos as flores (realizadas previamente) nas saias e aventais, terminámos os colares (expressão plástica)... No fim, vestimo-nos a rigor, fizemos um desfile e dançámos o bailinho do Minho.

Como não tínhamos a certeza de que passos dar, vimos um filme de dança tradicional minhota e de seguida tentámos imitar os meninos e as meninas a bailar.

Este tipo de actividade (dramatização) ajuda a criança a exprimir-se através do corpo, da dança e da voz, expondo-se perante o restante grupo, desinibindo-se e estando à vontade consigo própria. Além de que o grupo fica desperto à importância de manter as nossas raízes e costumes.

Na Terça-feira realizámos um ficha que promove o domínio da matemática, em que as crianças contabilizaram o número de pratos regionais nortenhos e escreveram o respectivo algarismo. Realizaram assim contas de somar e associaram determinado grafismo de número à quantidade.

Na Quarta-feira ouvimos uma história muito simples em inglês sobre um carro. Aprendemos então uma frase nova :"i´m driving the car". Como forma de registo escrito, para que as crianças o vão vendo afixado na sala e todos os dias se recordem dos conteúdos abordados, colorimos um "CAR".

Na Quinta-feira realizámos uma sessão de expressão motora em que fizemos o aquecimento com as músicas do "panda vai à escola 4". Colocámos a tela grande e o projector e vimos tudo em grande plano. As crianças ficaram super entusiasmadas. De seguida, fizemos jogos de grupo, inclusivé um jogo tradicional de gincanas, em que todos teriam de percorrer um caminho com um ovo em cima de uma colher sem o deixar cair. Primeiro levámos a colher na mão, depois na boca e por fim fizemo-lo de olhos vendados. Foi uma manhã muito divertida.

Este tipo de actividades também ajuda a criança a fortalecer laços de amizade e entre-ajuda com os colegas (área da formação pessoal e social).

Na Sexta-feira fizemos uma ficha de grafomotricidade: completar uma paisagem com vários símbolos. Completámos as nuvens com formas semelhantes a caracóis, a árvore com sinais de mais, o tronco com linhas horizontais e a relva com bolinhas. Esta actividade é importantíssima para que as crianças adquiram pressão no traço, trabalhem a coordenação óculo-motora e treinem a orientação dos traços, promovendo assim a área da abordagem à escrita.

Na próxima semana continuaremos a trabalhar no nosso projecto.

Bom fim de semana!