13 janeiro 2012

Registo Semanal - Sala Palmo e Meio - 09 a 13 de Janeiro de 2012






























































































































































































Bom dia Papás!

Começámos a semana por terminar alguns trabalhos pendentes, nomeadamente a pintura alusiva ao dia dos reis.

Na Segunda-feira realizámos também o registo do fim de semana, que tem como objectivo a criança saber que é possível colocar em palavras no papel o que falamos, saber exprimir-se primeiro através da linguagem oral utilizando o tempo passado e depois através do desenho. Esta actividade promove a área da linguagem oral e abordagem à escrita e a expressão plástica.

Na Terça-feira visualizámos um filme sobre o Norte de Portugal (Área do Conhecimento do Mundo e Formação Pessoal e Social). Características da paisagem, das casas, o tempo, o vestuário, músicas, danças e trajes típicos, gastronomia, sotaques... Depois de conversarmos um pouco acerca do vídeo, pusemos as mão à obra e demos início à realização do traje minhoto.

Começámos por pintar folhas de guardanapos de dourado. Recortámos corações de cartão, colámos o guardanapo já seco dos dois lados do coração, fizemos argolinhas e voilá, fizemos um colar de minhota! Nesta actividade as crianças tiveram que usar a sua capacidade de criatividade e imaginação de modo a construir, com os materiais disponíveis, um colar semelhante à realidade. E o resultado foi fantástico!

Na Quarta-feira, dramatizámos a música do panda "as cinco vogais". De seguida fizemos vários jogos de grupo de acordo com o tema (levantar-se quando era dita uma palavra que iniciava com a sua vogal, por exemplo).

Realizámos também uma actividade em pequeno grupo em que as crianças tiveram que se ajudar umas às outras de modo a encontrar as vogais num poema. Por fim, de modo a conseguir avaliar, cada criança realizou uma ficha individual, em que teria que encontrar todas as vogais presentes nas cidades do Norte de Portugal.

Estas actividades promoveram a expressão dramática (capacidade de se exprimir através do movimento corporal e da voz...), área da linguagem oral e abordagem à escrita (identificar todas as vogais escritas com diferentes fontes...), área da formação pessoal e social (ter capacidade de entreajuda).

Na Quinta-feira, pintámos círculos de diferentes tamanhos e várias cores para dar forma às flores que irão enfeitar os trajes minhotos. Este tipo de actividades promove, essencialmente, a capacidade de cada criança estar sensível às tradições, usos e costumes de cada região.

Hoje fizemos a nossa sessão de expressão motora no espaço exterior.

Deixo-vos então com as fotografias, com votos de um fim de semana excelente ;)

Sem comentários: