20 janeiro 2012

Salas Meio Palmo e Sementinha- Resumo da semana de 9 a 13 de Janeiro

Olá papás!

Cá estamos nós para contar mais novidades da nossa semana na casinha!
Esta semana iniciámos as actividades acerca do projecto: “Um Mundo de Cores”. Para isso a educadora levou dois livros que tratam o tema da Multiculturalidade.
O livro escolhido foi o da autora Luísa Ducla Soares “Meninos de todas as cores” que mostra as diferentes raças que existem no mundo. Trabalhando, assim, o conhecimento do mundo e a formação pessoal e social dos meninos, ajudando-os a perceber que existem pessoas diferentes de nós. Depois de ser contada a história foi proposto aos meninos desenharem um dos meninos da história, o que mais tivessem gostado. E como podem verificar pelas fotografias, os meninos já executam a garatuja controlada e já sabem desenhar, uns melhor do que outros, as diferentes partes do corpo.
No dia seguinte foi-lhes mostrado, através do computador, a história de onde surgiu o interesse acerca do menino vermelho, o Índio. Assim, fomos procurar noutro livro, informação acerca do menino vermelho e descobrimos várias coisas. Uma delas é que os índios usam um acessório na cabeça e que pintam a cara! Então surgiu a ideia de o fazer. Assim a educadora recortou tiras de cartão e os meninos colaram pedaços de tecidos e, também, bolas de papel crepe, feitas por eles, e, por fim, colaram penas coloridas! Enquanto uns meninos faziam este trabalho, outros acabaram trabalhos pendentes e outros fizeram uma ficha de grafomotricidade com os seus nomes e, de seguida, fizeram um desenho sobre si mesmos.
Na continuação do projecto, ouvimos músicas de índios e fizemos os sons que eles fazem à volta da fogueira.
Para a semana continuamos com mais actividades para conhecer este menino vermelho!

Sem comentários: