20 janeiro 2012

Registo Semanal - Sala Palmo e Meio - 16 a 20 de Janeiro de 2012




















































Olá papás!

Esta semana continuámos a trabalhar no projecto de grupo, mais concretamente sobre o Norte de Portugal (área do conheimento do mundo).

Concluímos os fatos de minhotos: pintámos os lenços das meninas com glitter, colámos as flores (realizadas previamente) nas saias e aventais, terminámos os colares (expressão plástica)... No fim, vestimo-nos a rigor, fizemos um desfile e dançámos o bailinho do Minho.

Como não tínhamos a certeza de que passos dar, vimos um filme de dança tradicional minhota e de seguida tentámos imitar os meninos e as meninas a bailar.

Este tipo de actividade (dramatização) ajuda a criança a exprimir-se através do corpo, da dança e da voz, expondo-se perante o restante grupo, desinibindo-se e estando à vontade consigo própria. Além de que o grupo fica desperto à importância de manter as nossas raízes e costumes.

Na Terça-feira realizámos um ficha que promove o domínio da matemática, em que as crianças contabilizaram o número de pratos regionais nortenhos e escreveram o respectivo algarismo. Realizaram assim contas de somar e associaram determinado grafismo de número à quantidade.

Na Quarta-feira ouvimos uma história muito simples em inglês sobre um carro. Aprendemos então uma frase nova :"i´m driving the car". Como forma de registo escrito, para que as crianças o vão vendo afixado na sala e todos os dias se recordem dos conteúdos abordados, colorimos um "CAR".

Na Quinta-feira realizámos uma sessão de expressão motora em que fizemos o aquecimento com as músicas do "panda vai à escola 4". Colocámos a tela grande e o projector e vimos tudo em grande plano. As crianças ficaram super entusiasmadas. De seguida, fizemos jogos de grupo, inclusivé um jogo tradicional de gincanas, em que todos teriam de percorrer um caminho com um ovo em cima de uma colher sem o deixar cair. Primeiro levámos a colher na mão, depois na boca e por fim fizemo-lo de olhos vendados. Foi uma manhã muito divertida.

Este tipo de actividades também ajuda a criança a fortalecer laços de amizade e entre-ajuda com os colegas (área da formação pessoal e social).

Na Sexta-feira fizemos uma ficha de grafomotricidade: completar uma paisagem com vários símbolos. Completámos as nuvens com formas semelhantes a caracóis, a árvore com sinais de mais, o tronco com linhas horizontais e a relva com bolinhas. Esta actividade é importantíssima para que as crianças adquiram pressão no traço, trabalhem a coordenação óculo-motora e treinem a orientação dos traços, promovendo assim a área da abordagem à escrita.

Na próxima semana continuaremos a trabalhar no nosso projecto.

Bom fim de semana!

Sem comentários: