27 janeiro 2012

Registo Semanal - Sala Palmo e Meio - 23 a 27 de Janeiro de 2012












































































































































































Olá papás!

Esta semana começámos por realizar jogos de grupo que promoveram o raciocínio e cálculo matemático. De modo a avaliar cada criança individualmente realizámos uma ficha em que além de contar os objectos teriam também que associar um número a essa quantidade. Fizeram os grafismos dos respectivos algarismos para aprenderem a escrevê-los correctamente e para os saberem identificar.

Na Terça-feira continuámos a conhecer o norte do nosso país. Foi dinamizada a lenda do galo de Barcelos e com massa de moldar construímos os nossos galos. Demos cola branca, deixámos secar e, na Quinta-feira, colorimo-los com as cores do verdadeiro galo de Barcelos. Como podem ver ficaram lindos os nossos galos! Esta actividade promoveu a criatividade de cada criança e capacidade de tentar reproduzir algo semelhante à realidade (expressão plástica).

Na Quarta-feira, depois de vermos no computador como funcionavam os moínhos de vento que produziam farinha de milho para fazer pão em tempos antigos no nosso Portugal, cada criança realizou o seu moínho. Coloriram um quadrado das suas cores preferidas, recortaram-no, furaram as suas pontas, uniram-nas, passaram uma palhinha e voilá fez-se um moínho de vento em papel! Esta actividade estimulou essencialmente a grafomotricidade na criança.

Hoje, Sexta-feira, foi dinamizada uma sessão de expressão corporal e motora. Utilizámos mais uma vez o dvd do "panda vai à escola", desta vez o 2, para fazer o aquecimento e, de seguida, fizemos vários exercícios: fazer cambalhotas para a frente e para trás, fazer o pino de cabeça e de braços, ter equilíbrio sobre uma corda, saltar à corda, saltar a pé juntos e a pé coxinho, rastejar, rebolar...

Foi uma semana muito divertida e para a semana continuaremos a trabalhar o nosso projecto.

Bom fim de semana!

Sem comentários: