25 maio 2012

Registo Semanal - Berçário A Cegonha - 21 a 25 de Maio de 2012






Olá papás!
Esta semana a nossa amiga Carolina fez um aninho! E já deu os seus primeiros passos!
Continuámos a estimular o andar, desenvolvendo assim o domínio sócio-motor.
Cantámos e mimámos canções e alguns bebés já vão fazendo os gestos das "doidas andam as galinhas" (domínios sócio-afetivo e da linguagem).
Jogámos várias vezes ao jogo do "cucu" e além de as crianças acharem muito engraçado e se rirem bastante, algumas já nos correspondem, imitando-nos.
Esta semana continuámos com a relização das blusas que vamos utilizar no Dia Mundial da Criança. Estão a ficar lindas, como terão oportunidade de ver! Até lá é surpresa!
Brincámos muito com os brinquedos da nossa salinha. Andamos muito interessados pelos jogos de encaixe.
Além de todas estas brincadeiras, comemos muitas papinhas, dormimos bons soninhos e levámos muitos miminhos!
Na próxima semana há mais novidades. Bom fim de semana!

Registo Semanal - Sala Palmo e Meio - 21 a 25 de Maio de 2012













Olá papás!
Esta semana começámos pela dinamização de uma sessão de expressão musical: "o comboio", cujo objetivo era proporcionar o desenvolvimento de conceitos espaciais, perto-longe, e temporais, rápido-lento, associando-os com a duração do som.
De seguida realizámos uma ficha de um comboio, em que cada criança picotou (expressão grafomotora) as rodas do comboio e colou papel celofane por trás. No fim coloriram todas as carruagens, sem sair do limite (expressão plástica).
Na Terça-feira realizámos uma ficha: "o palhaço geométrico". A criança teria de distinguir formas planas, saber recortar e montar figuras a partir dessas mesmas formas, desenvolvendo a sua criatividade. Esta atividade promoveu o domínio da matemática e as expressões grafomotora e plástica.
Na Quarta-feira foi dinamizada uma sessão de expressão corporal. Dançámos várias coreografias e fizemos alguns jogos de grupo.
Na Quinta-feira fizemos outra ficha, desta vez para avaliar se a criança distingue o habitat natural de alguns animais. Primeiro coloriram o desenho com as cores reais, de seguida recortaram os animais e, por fim colaram-nos nos respetivos sítios.
Hoje, Sexta-feira, jogámos ao Mikado e cada criança começou já a construir o seu próprio jogo para levar para casa no Dia Mundial da Criança. A partir de uma legenda as crianças coloriram os pauzinhos da côr respetiva.
Na próxima semana continuaremos esta atividade e vamos realizar a tão esperada visita ao Zoomarine ;)
Bom fim de semana! 

Registo semanal- Sala Meio Palmo- 21 a 25 de Maio

Bom dia papás!

Esta semana temos uma novidade: Temos mais meninos na nossa sala!
São eles o Pedro, o Rodrigo e a Margarida!Agora sim estão permanentemente na nossa salinha para brincar e aprender coisas novas. A adaptação tem estado a ser fantástica pois eles estão habituados a estar tanto com a educadora e auxiliar como com os meninos. Agora começa a fase de comerem sozinhos, de controlar os esfincteres e de fazer a sua higiene, assim, como ter atividades diferentes, como eles dizem:"trabalhos dos meninos crescidos!"

Fizemos alguns trabalhos durante esta semana e começamos a preparar a nossa festinha de final de ano!Este ano o tema vai ser o do Projecto e vai ser muito giro, agora o importante é ensaiar para que tudo fique "perfeito" para mostrarmos aos papás.

Houve, também, muita brincadeira no exterior e na nossa salinha que, como podem ver, os meninos estão muito crescidos e já conseguem estar divididos nas áreas e brincar sem haver confusão. Em relação a esta parte, os meninos que mudaram de sala, ainda se estão a habituar e até compreenderem podem levar algum tempo, o que é normal. 

















Bom fim-de-semana!!

18 maio 2012

Registo Semana - Berçário A Cegonha - 14 a 18 de Maio de 2012





Olá papás!
Esta semana deixo-vos com um documento acerca da etapa em que os vossos filhotes se encontram, os 12 meses...

"O bebé já tem um ano de vida, vai crescendo rapidamente e também evolui muito rápido. Começa a mexer-se com independência e a explorar o mundo que o rodeia. Também a sua linguagem evoluiu: já é capaz de pronunciar palavras com sentido e compreende ordens simples. Ajude o seu filho no seu desenvolvimento e estimule o seu crescimento o mais que poder.

Desenvolvimento do seu filho
Pesa três vezes mais do que pesava quando nasceu e a sua estatura aumentou até chegar aproximadamente aos 73 ou 76 cm. No final deste mês o seu peso médio será de 10 quilos. Com consequência do seu amadurecimento cerebral, a criança começa a caminhar, o que supõe uma alteração extraordinária no seu comportamento.
Começa a mostrar destrezas musculares, desde os músculos mais fortes aos mais finos. O seu filho começa a mover-se para explorar o mundo que o rodeia, pelo que os pais devem proporcionar-lhe um ambiente seguro para todo este desenvolvimento. Cresce cada vez mais rápido, caminha, corre, trepa … ao mesmo tempo que vai perfilando a sua própria personalidade e desfrutando da sua pequena independência. Necessita de uma certa liberdade – dentro dos limites que imponha a segurança da criança, marcados pelo sentido comum – para explorar.
Apesar de aos 12 meses o seu vocabulário se limitar a 10-12 palavras, é capaz de perceber ordens simples. Habitualmente as suas primeiras palavras podem ser: papá, mamã, titi … e inventa novas palavras para reconhecer ou referir-se a objectos do seu ambiente, palavras que só podem ser entendidas pelos seus pais ou familiares mais próximos.
A partir desta idade é recomendável que a criança brinque com cubos para construir torres e que disponha de livros manejáveis para passar as folhas, embora acabe por as deformar ou estragar. Também se aconselha que proporcione ao seu filho objectos e jogos de cores intensas e com sons agradáveis. A criança deve estar sempre sob a vigia de um adulto para evitar que leve os brinquedos à boca e que possa engasgar-se.

Interacção social
Nesta idade a criança não gosta de estar nem de brincar sozinha. Dessa forma, pedirá constantemente a presença dos seus pais ou conhecidos. A sua sociabilidade cresce bastante, embora ainda dependa dos seus papás para sentir-se segura. Experimente a fase do jogo paralelo, ou seja, brinca junto de outras crianças, mas não com elas. Tão pouco partilha os seus brinquedos porque ainda acredita que fazem parte de si.
Nesta etapa podem começar a surgir as birras, devido ao facto do bebé experimentar alguma independência ao mover-se de um lado para o outro. Isso dará ao seu filho mais confiança e dessa forma reagirá com desagrado às suas próprias limitações ou àquelas que sejam impostas pelos seus pais.

Alimentação
Deve estimular o seu filho a comer bem, a manter um hábito nas refeições e a não petiscar entre horas. Muitos pais, especialmente aqueles que o são pela primeira vez, assustam-se pelo facto do bebé não se estar a alimentar bem, já que atira praticamente metade da comida para o chão … Não deve alarmar-se, é algo habitual em todas as crianças.

Ideias para brincar com o seu filho
- Prepare caixas com brinquedos e objectos seguros para que descubra o que está lá dentro.
- Gatinhe ao seu lado para que o bebé fortaleça os seus músculos. Incentive o seu filho a correr para ver quem chega primeiro a um brinquedo.
- Brinque com ele a atirar-lhe uma bola e depois peça-lhe que a devolva … vai adorar!
- Ofereça-lhe objectos de diferentes tamanhos, texturas e cores para estimular os seus sentidos.
- Leia histórias ao seu filho enquanto este passa as páginas. Com este costume o bebé irá relaxar antes de dormir." (in site TodoPapás)

Bom fim de semana!

Registo Semanal - Sala Palmo e Meio - 14 a 18 de Maio de 2012









Olá papás!
Esta semana começámos por fazer o registo do fim de semana com tintas e pincéis e os resultados foram muito bonitos.
Na Terça-feira, continuando com o objetivo principal de o grupo se tornar mais responsável e respeitar o outro e o espaço, foi dinamizada uma história denominada "a tesoura do Sr. Floripão".
O Sr. Floripão era um jardineiro que tinha uma tesoura da qual ele gostava muito porque era com ela que transformava plantas feias em lindos jardins. Todos os dias ele a limpava e cantava-lhe uma canção. Com a chegada da Primavera, o Sr. Floripão, deixou de ter tempo para mimar a sua tesoura, pois tinha muito trabalho com os jardins que estavam cheios de flores. Então a tesoura ficou triste e sentiu-se abandonada. Certo dia, quando o sol se foi embora e a lua chegou, a tesoura sozinha cortou todos os ramos feios do jardim do Sr. Floripão. A tesoura afinal era mágica! E assim foi todas as noites e a partir desse dia o Sr. Floripão teve todo o tempo do mundo para dedicar à sua tesoura e ambos ficaram felizes!
Todo o amor que nós damos nos será devolvido!
No fim da história, em grupo, esta foi recontada (área da linguagem oral e abordagem à escrita) e discutida, chegando à sua moral e dando exemplos do dia a dia acerca da mesma (área da formação pessoal e social).
De seguida, individualmente, foi realizada uma ficha para levar uma menina ao seu jardim. Este tipo de atividade ajuda a criança a planificar e sequenciar a sua ação para resolver trajetos e representar graficamente trajetos (expressão grafomotora).
Na Quarta-feira, comecei por utilizar os blocos lógicos como estratégia de motivação para a ficha a realizar (domínio da matemática). Nesta, cada criança teria de reconhecer as formas planas e desenvolver a sua capacidade de observação e atenção, tendo que pintar a flor e a abelha de acordo com um código: os círculos de amarelo, os quadrados de verde e os triângulos de vermelho.
Na Quinta-feira enviámos desenhos secretos aos nossos colegas. Com limão as crianças pintaram o que desejaram e depois eu passei-os a ferro e voilá apareceu um desenho mágico! As crianças adoraram esta atividade, despertando-lhes a curiosidade.
Hoje, Sexta-feira, realizámos outra ficha, as "flores numéricas", em que tivemos que ler e interpretar códigos (domínio da matemática).
Para a próxima semana haverão mais novidades!
Bom fim de semana! 

Registo Semanal- Salas Meio Palmo e Sementinha- 14 a 18 de Maio

Olá papás!!

Iniciámos a semana, como sempre, com o acolhimento e com as rotinas diárias. Conversámos acerca do que os meninos fizeram no fim-de-semana(formação pessoal e social) e, depois, recordámos as cores que aprendemos durante o ano, ou seja, as cores primárias. De seguida, foram para a mesa fazer um trabalho relacionado com as cores, ou seja, escolheram tecidos de cada cor e colaram numa ficha (dominio da matemática).
Na terça-feira, começámos a pintar as nossas t-shirts para o Dia Mundial da Criança e enquanto uns meninos faziam a pintura, outros fizeram uma ficha de grafomotricidade.(Expressão plástica e motora)
Na quarta-feira, continuámos a realizar as actividades do dia anterior.
Na quinta-feira, recordámos as figuras geométricas que aprendemos ao longo do ano e no fim realizámos uma ficha onde os meninos tinha de recortar dois triângulos e colá-los no chapéu dos meninos e, em seguida, tinham de colorir o desenho!(dominio da matemática, expressão motora e plástica)
Por fim, na sexta-feira, continuámos os nossas trabalhos referentes às figuras geométricas e brincaram livremente nas áreas da sala!
E assim se passou mais uma semana na sala meio palmo! :)

Quanto aos meninos da sala sementinha, estes iniciáram a semana a fazer uma colagem de tecidos vermelhos, pois eles, também, já começaram a aprender as cores, pois é!!
Na terça-feira, também começaram a pintar as tshirts para o dia da criança!
Na quarta-feira, fizeram uma visita à sala meio palmo e brincaram com os meninos mais crescidos! Esta visita serve para começar a fazer melhor a adaptação  dos meninos às rotinas da sala meio palmo, uma vez que estão quase a transitar de sala.
Na quinta-feira, brincaram com os animais e imitaram os seus sons e modo de deslocamento!
Na sexta-feira, exploraram legos e fizeram construções com os mesmos!

Para a semana há mais novidades, até lá!!















BOM FIM-DE-SEMANA!!