18 maio 2012

Registo Semanal - Sala Palmo e Meio - 14 a 18 de Maio de 2012









Olá papás!
Esta semana começámos por fazer o registo do fim de semana com tintas e pincéis e os resultados foram muito bonitos.
Na Terça-feira, continuando com o objetivo principal de o grupo se tornar mais responsável e respeitar o outro e o espaço, foi dinamizada uma história denominada "a tesoura do Sr. Floripão".
O Sr. Floripão era um jardineiro que tinha uma tesoura da qual ele gostava muito porque era com ela que transformava plantas feias em lindos jardins. Todos os dias ele a limpava e cantava-lhe uma canção. Com a chegada da Primavera, o Sr. Floripão, deixou de ter tempo para mimar a sua tesoura, pois tinha muito trabalho com os jardins que estavam cheios de flores. Então a tesoura ficou triste e sentiu-se abandonada. Certo dia, quando o sol se foi embora e a lua chegou, a tesoura sozinha cortou todos os ramos feios do jardim do Sr. Floripão. A tesoura afinal era mágica! E assim foi todas as noites e a partir desse dia o Sr. Floripão teve todo o tempo do mundo para dedicar à sua tesoura e ambos ficaram felizes!
Todo o amor que nós damos nos será devolvido!
No fim da história, em grupo, esta foi recontada (área da linguagem oral e abordagem à escrita) e discutida, chegando à sua moral e dando exemplos do dia a dia acerca da mesma (área da formação pessoal e social).
De seguida, individualmente, foi realizada uma ficha para levar uma menina ao seu jardim. Este tipo de atividade ajuda a criança a planificar e sequenciar a sua ação para resolver trajetos e representar graficamente trajetos (expressão grafomotora).
Na Quarta-feira, comecei por utilizar os blocos lógicos como estratégia de motivação para a ficha a realizar (domínio da matemática). Nesta, cada criança teria de reconhecer as formas planas e desenvolver a sua capacidade de observação e atenção, tendo que pintar a flor e a abelha de acordo com um código: os círculos de amarelo, os quadrados de verde e os triângulos de vermelho.
Na Quinta-feira enviámos desenhos secretos aos nossos colegas. Com limão as crianças pintaram o que desejaram e depois eu passei-os a ferro e voilá apareceu um desenho mágico! As crianças adoraram esta atividade, despertando-lhes a curiosidade.
Hoje, Sexta-feira, realizámos outra ficha, as "flores numéricas", em que tivemos que ler e interpretar códigos (domínio da matemática).
Para a próxima semana haverão mais novidades!
Bom fim de semana! 

Sem comentários: