11 maio 2012

Registo Semanal - Sala Palmo e Meio - 07 a 11 de Maio de 2012

Olá papás!
Esta semana começámos por registar através do desenho o que fizemos no fim de semana (expressão plástica). Todas as crianças escreveram o seu nome de forma a identificar o registo (área da linguagem oral e abordagem à escrita).
Na Terça-feira foi dinamizada uma sessão de expressão musical, em que todas as crianças experimentaram reproduzir sons em vários instrumentos.
Depois foi tocado, de cada vez, a pandeireta, os pratos e as clavas e as crianças coloriram os respetivos instrumentos numa ficha pela ordem em que iam sendo tocados. Esta atividade teve como objetivo as crianças distinguirem o timbre sonoro destes três instrumentos.
Na Quarta-feira foi dinamizada uma história, denominada “o outro sol pequenino”, que consistia em o sol querer partilhar o seu calor com os caracóis e no fim os seus raios ficam presos numa árvore e os caracóis retribuem a bondade do sol em aquecê-los todos os dias, ajudando-o a soltar-se e a continuar o seu caminho, aquecer os caracóis do outro lado do planeta.
Continuo a tentar cimentar no grupo os valores de partilha, ajudar o próximo e ser amigo (área da formação pessoal e social).
Nesta história as crianças aprenderam também a importância do sol no nosso planeta (área do conhecimento do mundo).
De seguida, o grupo recontou a história através da visualização de imagens (área da linguagem oral e abordagem à escrita) e realizaram uma ficha.
Nesta ficha cada criança pontilhou a areia, desenhou caracóis e coloriu todo o desenho (expressão grafomotora).
Na Quinta-feira foi dinamizada uma atividade de manipulação de barras desde a unidade até ao algarismo 4, em que as crianças tiveram que realizar composições e decomposições dos algarismos (domínio da matemática).
De seguida, individualmente fizeram uma ficha em que tiveram que colorir as barras das respetivas cores e realizar o grafismo dos algarismos 1, 2, 3 e 4 (expressão grafomotora).
Na Sexta-feira foi realizada uma sessão de jogos de grupo (expressão corporal e motora).
Bom fim de semana a todos!
















Sem comentários: