Esta semana começámos por
registar através do desenho o que fizemos no fim de semana (expressão plástica).
Todas as crianças escreveram o seu nome de forma a identificar o registo (área
da linguagem oral e abordagem à escrita).
Na Terça-feira foi dinamizada uma
sessão de expressão musical, em que todas as crianças experimentaram reproduzir
sons em vários instrumentos.
Depois foi tocado, de cada vez, a
pandeireta, os pratos e as clavas e as crianças coloriram os respetivos
instrumentos numa ficha pela ordem em que iam sendo tocados. Esta atividade
teve como objetivo as crianças distinguirem o timbre sonoro destes três
instrumentos.
Na Quarta-feira foi dinamizada
uma história, denominada “o outro sol pequenino”, que consistia em o sol querer
partilhar o seu calor com os caracóis e no fim os seus raios ficam presos numa
árvore e os caracóis retribuem a bondade do sol em aquecê-los todos os dias,
ajudando-o a soltar-se e a continuar o seu caminho, aquecer os caracóis do
outro lado do planeta.
Continuo a tentar cimentar no
grupo os valores de partilha, ajudar o próximo e ser amigo (área da formação
pessoal e social).
Nesta história as crianças
aprenderam também a importância do sol no nosso planeta (área do conhecimento
do mundo).
De seguida, o grupo recontou a
história através da visualização de imagens (área da linguagem oral e abordagem
à escrita) e realizaram uma ficha.
Nesta ficha cada criança
pontilhou a areia, desenhou caracóis e coloriu todo o desenho (expressão
grafomotora).
Na Quinta-feira foi dinamizada
uma atividade de manipulação de barras desde a unidade até ao algarismo 4, em
que as crianças tiveram que realizar composições e decomposições dos algarismos
(domínio da matemática).
De seguida, individualmente
fizeram uma ficha em que tiveram que colorir as barras das respetivas cores e
realizar o grafismo dos algarismos 1, 2, 3 e 4 (expressão grafomotora).
Na Sexta-feira foi realizada uma
sessão de jogos de grupo (expressão corporal e motora).
Bom fim de semana a todos!
Sem comentários:
Enviar um comentário