18 maio 2012

Registo Semana - Berçário A Cegonha - 14 a 18 de Maio de 2012





Olá papás!
Esta semana deixo-vos com um documento acerca da etapa em que os vossos filhotes se encontram, os 12 meses...

"O bebé já tem um ano de vida, vai crescendo rapidamente e também evolui muito rápido. Começa a mexer-se com independência e a explorar o mundo que o rodeia. Também a sua linguagem evoluiu: já é capaz de pronunciar palavras com sentido e compreende ordens simples. Ajude o seu filho no seu desenvolvimento e estimule o seu crescimento o mais que poder.

Desenvolvimento do seu filho
Pesa três vezes mais do que pesava quando nasceu e a sua estatura aumentou até chegar aproximadamente aos 73 ou 76 cm. No final deste mês o seu peso médio será de 10 quilos. Com consequência do seu amadurecimento cerebral, a criança começa a caminhar, o que supõe uma alteração extraordinária no seu comportamento.
Começa a mostrar destrezas musculares, desde os músculos mais fortes aos mais finos. O seu filho começa a mover-se para explorar o mundo que o rodeia, pelo que os pais devem proporcionar-lhe um ambiente seguro para todo este desenvolvimento. Cresce cada vez mais rápido, caminha, corre, trepa … ao mesmo tempo que vai perfilando a sua própria personalidade e desfrutando da sua pequena independência. Necessita de uma certa liberdade – dentro dos limites que imponha a segurança da criança, marcados pelo sentido comum – para explorar.
Apesar de aos 12 meses o seu vocabulário se limitar a 10-12 palavras, é capaz de perceber ordens simples. Habitualmente as suas primeiras palavras podem ser: papá, mamã, titi … e inventa novas palavras para reconhecer ou referir-se a objectos do seu ambiente, palavras que só podem ser entendidas pelos seus pais ou familiares mais próximos.
A partir desta idade é recomendável que a criança brinque com cubos para construir torres e que disponha de livros manejáveis para passar as folhas, embora acabe por as deformar ou estragar. Também se aconselha que proporcione ao seu filho objectos e jogos de cores intensas e com sons agradáveis. A criança deve estar sempre sob a vigia de um adulto para evitar que leve os brinquedos à boca e que possa engasgar-se.

Interacção social
Nesta idade a criança não gosta de estar nem de brincar sozinha. Dessa forma, pedirá constantemente a presença dos seus pais ou conhecidos. A sua sociabilidade cresce bastante, embora ainda dependa dos seus papás para sentir-se segura. Experimente a fase do jogo paralelo, ou seja, brinca junto de outras crianças, mas não com elas. Tão pouco partilha os seus brinquedos porque ainda acredita que fazem parte de si.
Nesta etapa podem começar a surgir as birras, devido ao facto do bebé experimentar alguma independência ao mover-se de um lado para o outro. Isso dará ao seu filho mais confiança e dessa forma reagirá com desagrado às suas próprias limitações ou àquelas que sejam impostas pelos seus pais.

Alimentação
Deve estimular o seu filho a comer bem, a manter um hábito nas refeições e a não petiscar entre horas. Muitos pais, especialmente aqueles que o são pela primeira vez, assustam-se pelo facto do bebé não se estar a alimentar bem, já que atira praticamente metade da comida para o chão … Não deve alarmar-se, é algo habitual em todas as crianças.

Ideias para brincar com o seu filho
- Prepare caixas com brinquedos e objectos seguros para que descubra o que está lá dentro.
- Gatinhe ao seu lado para que o bebé fortaleça os seus músculos. Incentive o seu filho a correr para ver quem chega primeiro a um brinquedo.
- Brinque com ele a atirar-lhe uma bola e depois peça-lhe que a devolva … vai adorar!
- Ofereça-lhe objectos de diferentes tamanhos, texturas e cores para estimular os seus sentidos.
- Leia histórias ao seu filho enquanto este passa as páginas. Com este costume o bebé irá relaxar antes de dormir." (in site TodoPapás)

Bom fim de semana!

Sem comentários: