27 abril 2012

Registo Semanal - Berçário A Cegonha - 23 a 27 de Abril de 2012


Olá papás!
Esta semana incentivámos à aprendizagem de mandar beijinhos. Como o dia da mãe está a chegar queremos encher as nossas mãezinhas de beijos no primeiro domingo de Maio!
Temos estimulado também o colocar de pé e dar passos.
Na Quinta-feira e hoje demos então início à realização do presente para oferecer à mamã e está a ficar muito lindo. Vocês, mamãs, vão ficar muito orgulhosas dos vossos rebentos!
O nosso amigo Miguel fez 1 aninho e provámos o seu bolinho de cenoura. Era muito bom!
Na próxima semana haverão mais novidades fresquinhas!
Bom fim de semana!

Registo Semanal - Sala Palmo e Meio - 23 a 27 de Abril de 2012







Olá papás!
Esta semana começámos por dialogar e registar graficamente o que fizemos no fim de semana (expressão plástica). É com agrado que constatei que a maioria do grupo já escreve o nome sozinho sem ter um apoio visual para copiar (área da linguagem oral e abordagem à escrita).
Da parte da tarde fizemos uma ficha em que tivemos que colorir as setas de acordo com a direção que os animais e pegadas tomavam. Esta atividade ajuda a criança a identificar e interpretar símbolos, que os ajudarão a movimentar-se dentro de uma sociedade sociedade (área da formação pessoal e social) e ajuda-a a perceber as indicações direita e esquerda.
Na Terça-feira foi dinamizada uma sessão de expressão musical, em que reproduzimos os ritmos com o corpo e com os instrumentos musicais. Por fim fizemos registo escrito dessa atividade. Escutámos os ritmos reproduzidos pelos instrumentos em questão no leitor de cds e escrevemos o respetivo número à frente na ficha que nos foi entregue (1, 2, 4 e 8).
Na Quinta-feira fomos outra vez cientistas e observámos o dióxido de carbono através de espuma colorida.
Colocámos num copo de iogurte 100ml de água à qual juntámos 5 colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Colocámos os copos num alguidar. Noutro copo colocámos 100ml de vinagre, 4 colheres de café de detergente em pó para a roupa e tinta da cor escolhida. De seguida registámos hipóteses, ao que em conjunto o grupo decidiu que iria haver uma "explosão". Por fim juntámos os dois preparados e voilá tivemos uma reação fantástica de cor!
Registámos também esta atividade numa folha e colocámo-la na parede da nossa sala, para que não nos esqueçamos o que aprendemos neste dia.
Hoje, Sexta-feira, ouvimos a história do "Adriano e o escorrega". Visto o grupo estar a passar por uma fase um pouco conflituosa entre os seus membros, de serem um pouco agressivos uns com os outros e até egoístas, resolvi dinamizar esta história.
De seguida, cada criança, com o apoio de imagens alusivas ao conto, recontou uma parte do mesmo. Refletimos sobre o assunto e, por fim, prometemos que já não iríamos ser mauzinhos uns para os outros e que era muito mais divertido ser amigo (moral da história).
Como forma de registo, realizámos uma ficha. Cada criança coloriu 3 meninos a saltarem à corda, recortou um deles e colocou-o no sítio correto e picotou a corda. Esta atividade promoveu essencialmente a expressão grafomotora.
Hoje à tarde fizemos uma sessão de cinema que foi muito divertida. Adoramos ver filmes na tela grande!
Para a semana haverão mais novidade. Bom fim de semana! 

Registo Semanal- Salas Meio palmo e Sementinha- 23 a 27 de Abril

Bom dia papás!

Mais uma semana passou e mais novidades trazemos para vocês!!

Esta semana foi especial pois tivemos uma comemoração especial: o Dia da Liberdade! A nossa educadora explicou-nos o porquê deste dia e por o que ficou conhecido.
Mas começámos a semana com as nossas rotinas habituais e pelo nosso diálogo acerca do fim-de-semana e, desta vez, falámos acerca de um dia muito especial que está quase, quase a chegar: o Dia da Mãe!(Formação pessoal e social)
Em seguida, os meninos foram dividios por dois grupos, um foi para a mesa de trabalhos fazer o desenho do fim-de-semana e o outro grupo foi brincar e depois trocaram!(Expressão plástica e formação pessoal e social)
Na terça-feira, conversámos a cerca do 25 de Abril e de como foi muito importante, e de seguida pintaram um lindo cravo, para marcar a comemoração deste dia.(Expressão plástica e expressão motora)
Na quarta-feira, os meninos ficaram em casa com os papás a comemorar a revolução dos cravos e na quinta-feira começámos a preparar a prenda para os meninos oferecerem ás suas mamãs! Mas é segredo!!por isso não colocamos fotografias, hihihi!!
O que podemos mostrar é esta colagem de papel crepe e pintura este desenho dedicado ás mamãs! O resto é surpresa! :)

Na sala Sementinha o tema foi apenas o Dia da Mãe!
Os meninos começaram por pintar livremente um desenho acerca deste dia tão especial.(expressão plástica e motora)
E, também, começaram a eleaboração da prendinha para as suas mamãs queridas! Aqui ficam um "cheirinho" do que será a prenda!






Bom fim-de-semana!!

20 abril 2012

Registo Semanal - Berçário A Cegonha - 16 a 20 de Abril de 2012


Olá papás!
Esta semana começámos por brincar o jogo do empurrar. O adulto diz "1, 2, 3, empurra" e empurra um brinquedo, especialmente carrinhos, e incentiva a criança a fazer o mesmo. Com esta atividade o bebé desenvolve a linguagem e a nível motor.
Brincámos ao jogo das espreitadelas. O adulto cobre os olhos com as mãos e diz "cucu" e de seguida incentiva a criança a fazer o mesmo.
Ao repetir estes jogos vezes sem conta, além de os bebés estarem sempre com um sorriso porque adoram fazê-lo, vão aprendendo capacidades tão importantes como empurrar e esconder-se. Brincadeiras que vão estar sempre presentes ao longo da infância e que lhes dão a capacidade de socializar com os pares.
Continuámos também a estimular a criança no sentido de dizer "adeus" com a mão e já conseguimos alguns resultados. Mais uma conquista dos nossos bebés e que nos prova que tão a crescer tão depressa!
Continuámos também a colocar os bebés de pé, agarrados nas nossas mãos ou brinquedos ou paredes, no sentido de começarem a adquirir a postura correta para começarem a dar os primeiros passos.
Além destes exercícios brincámos muito, comemos, dormimos e levámos muitos miminhos.
Como é bom ser bebé!
Bom fim de semana a todos!

Registo Semanal - Sala Palmo e Meio -16 a 20 de Abril de 2012

Olá papás!
Esta semana começámos por dialogar e registar os acontecimentos do fim de semana. Tivemos que descrever o que fizemos utilizando o tempo passado (área da linguagem oral e abordagem à escrita) e de seguida exprimi-lo nitidamente através do desenho (expressão plástica).
Na Terça-feira fizemos uma ficha em que em dois desenhos da Primavera tivemos que descobrir as cinco diferenças, desenvolvendo assim a nossa capacidade de atenção e observação.
Na Quarta-feira fomos cientistas (área do conhecimento do mundo). Já sabemos que inspiramos oxigénio. E então como se chama o que expiramos? Dióxido de carbono. Mas o que é? Vê-se? Sente-se? Todo o grupo estava bastante curioso. Então fomos investigar e experimentar por nós próprios este tema.
Primeiro enchemos balões e depois expiramos num vidro. Destas duas formas as crianças "visualizaram" o dióxido de carbono.
A seguir fizemos a experiência do balão mágico. Foi-nos apresentado o material. Num medidor colocámos 100ml de vinagre e colocámo-lo numa garrafa de 1L. Num balão pusemos 5 colheres de café de bicarbonato de sódio. Colocámos o balão no gargalo da garrafa e sacudimos o balão de forma a o bocarbonato se misturar com o vinagre. De imediato provocou uma reação e o balão encheu-se um pouco.
Depois foi proposto às crianças criarem hipóteses, discutir e argumentar (área da formação pessoal e social) sobre o que aconteceria de mudassemos o tamanho da garrafa e tudo o resto se mantivesse. E parece que temos mesmo cientistas. Apesar de nem todos conseguirem explicar bem o porquê da sua opinião, a maioria conseguiu dar uma hipótese válida e argumentar corretamente. Quanto mais pequena fôr a garrafa mais o balão enche, pois o ar não tem tanto espaço e sobe para o balão!
Todos adoraram esta atividade... Tanto, tanto que para a semana faremos outra!
Na Quinta-feira realizámos a sessão de expressão corporal e motora com balões.
E hoje, Sexta-feira, cantámos uma música sobre as cores na língua inglesa e realizámos uma ficha sobre o tema: colar papelinhos "yellow" no limão, "red" no morango e "blue" na gotinha de água.
Bom fim de semana a todos!

Registo semanal- Salas Meio Palmo e Sementinha: 16 a 20 de Abril



















Olá papás!
Esta semana iniciámos o nosso mini-projecto acerca das abelhas.
Na segunda-feira, conversámos acerca do fim-de-semana e das abelhas e explorámos os livros que os meninos trouxeram de casa.
Então vimos como são as abelhas, como vivem e o que comem!Os meninos fizeram perguntas e quiseram ver as imagens!Em seguida fizeram um desenho acerca do que ouviram.
Na terça-feira, cada menino trouxe um objecto de cor amarela para mostrar e para aprender esta nova cor: o amarelo!
Em seguimento desta actividade, as crianças pintaram uma abelha com a cor que conheceram.
Na quarta-feira, vimos mais imagens que os papás trouxeram e iniciámos a pintura da nossa abelha gigante!
Na quinta-feira, provámos mel que nos trouxe o nosso amigo Leonardo Silva e todos gostaram, pois é muito docinho!Neste dia, também, continuámos a pintar a abelha e na sexta-feira fizemos uma ficha relacionada com o tema, onde as crianças tinham de descobrir as abelhas, fazer um círculo à sua volta e pintá-las!
Houve, também, tempo para brincadeiras na sala, no exterior e para muitos miminhos!
Os meninos da sala sementinha

13 abril 2012

Registo Semanal - Berçário A Cegonha - 09 a 13 de Abril de 2012

Olá papás!
Esta semana começámos por ouvir a música "o mindinho".
Primeiro o adulto cantou e mimou a canção e de seguida ajudou os bebés a repetirem o que tinham visto, promovendo assim os domínios da linguagem, sócio-afetivo e sensório-motor.
Temos incentivado os bebés a dizerem "adeus" com a mão. Os papás ao estimularem os vossos filhotes neste sentido, os bebés começarão a responder a este exercício.
Pintámos também as nossas mãos e criámos animais com as nossas impressões. Assim habituamo-nos a manusear diferentes materiais de expressão plástica.
Continuamos a estimular os nossos bebés a estarem de pé e trocarem os pés corretamente.
Ao longo da semana também brincámos muito com os brinquedos da nossa sala que nos ajudam a despertar todos os nossos sentidos.
Logo na Segunda-feira foi o aniversário do Miguel. Foi muito divertido, adorámos soprar as velas e bater palminhas!
Bom fim de semana a todos!

Registo Semanal - Sala Palmo e Meio - 09 a 13 de Abril de 2012

Olá papás!
Esta semana começámos por fazer o registo do fim de semana e fizemos uma ficha que tinha como objetivo desenvolver a capacidade de atenção, observação e concentração de cada criança, ao terem que identificar situações e objetos iguais, promovendo assim o domínio da matemática.
Na Terça-feira foi dinamizada uma sessão de expressão musical, em que ouvimos várias músicas com estilos diferentes. As crianças teriam de dançar de forma diferente consoante o que as músicas lhes transmitiam.
De seguida, sentaram-se em roda e em silêncio de forma a conseguirem identificar os instrumentos que estavam a escutar e tocámos maracas à medida que as íamos ouvindo na música.
Por fim, como registo, de forma a o grupo ter uma presença visual desta atividade, foi dado a cada criança uma folha com a impressão de alguns instrumentos e conforme os iam escutando nas músicas teriam que os numerar por ordem (1 ao 6).
Na Quarta-feira ouvimos a história d0 "ovo de chocolate". Esta história foi contada com intuito de fazer entender às crianças os malefícios do exagero do chocolate (formação pessoal e social), pois foi a Páscoa e muitos meninos abusaram do mesmo...
De seguida foram-nos mostradas imagens alusivas à história e, em grupo fizemos o seu reconto (área da linguagem oral e abordagem à escrita).
Na Quinta-feira recortámos (expressão grafomotora) a capa da história em quatro peças e depois montámo-la noutra folha. A maioria do grupo montou o puzle sem dificuldade.
Hoje, Sexta-feira, dinamizámos uma sessão de expressão motora, em que dançámos algumas coreografias, jogámos jogos de grupo e relaxámos e alongámos ao som de uma música calminha.
Com o solinho da Primavera aproveitámos também para brincar no espaço exterior, andar de triciclos e jogar à macaca.
Foi uma semana muito divertida!
Bom fim de semana!