27 abril 2012

Registo Semanal - Sala Palmo e Meio - 23 a 27 de Abril de 2012







Olá papás!
Esta semana começámos por dialogar e registar graficamente o que fizemos no fim de semana (expressão plástica). É com agrado que constatei que a maioria do grupo já escreve o nome sozinho sem ter um apoio visual para copiar (área da linguagem oral e abordagem à escrita).
Da parte da tarde fizemos uma ficha em que tivemos que colorir as setas de acordo com a direção que os animais e pegadas tomavam. Esta atividade ajuda a criança a identificar e interpretar símbolos, que os ajudarão a movimentar-se dentro de uma sociedade sociedade (área da formação pessoal e social) e ajuda-a a perceber as indicações direita e esquerda.
Na Terça-feira foi dinamizada uma sessão de expressão musical, em que reproduzimos os ritmos com o corpo e com os instrumentos musicais. Por fim fizemos registo escrito dessa atividade. Escutámos os ritmos reproduzidos pelos instrumentos em questão no leitor de cds e escrevemos o respetivo número à frente na ficha que nos foi entregue (1, 2, 4 e 8).
Na Quinta-feira fomos outra vez cientistas e observámos o dióxido de carbono através de espuma colorida.
Colocámos num copo de iogurte 100ml de água à qual juntámos 5 colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Colocámos os copos num alguidar. Noutro copo colocámos 100ml de vinagre, 4 colheres de café de detergente em pó para a roupa e tinta da cor escolhida. De seguida registámos hipóteses, ao que em conjunto o grupo decidiu que iria haver uma "explosão". Por fim juntámos os dois preparados e voilá tivemos uma reação fantástica de cor!
Registámos também esta atividade numa folha e colocámo-la na parede da nossa sala, para que não nos esqueçamos o que aprendemos neste dia.
Hoje, Sexta-feira, ouvimos a história do "Adriano e o escorrega". Visto o grupo estar a passar por uma fase um pouco conflituosa entre os seus membros, de serem um pouco agressivos uns com os outros e até egoístas, resolvi dinamizar esta história.
De seguida, cada criança, com o apoio de imagens alusivas ao conto, recontou uma parte do mesmo. Refletimos sobre o assunto e, por fim, prometemos que já não iríamos ser mauzinhos uns para os outros e que era muito mais divertido ser amigo (moral da história).
Como forma de registo, realizámos uma ficha. Cada criança coloriu 3 meninos a saltarem à corda, recortou um deles e colocou-o no sítio correto e picotou a corda. Esta atividade promoveu essencialmente a expressão grafomotora.
Hoje à tarde fizemos uma sessão de cinema que foi muito divertida. Adoramos ver filmes na tela grande!
Para a semana haverão mais novidade. Bom fim de semana! 

Sem comentários: