20 abril 2012

Registo Semanal - Sala Palmo e Meio -16 a 20 de Abril de 2012

Olá papás!
Esta semana começámos por dialogar e registar os acontecimentos do fim de semana. Tivemos que descrever o que fizemos utilizando o tempo passado (área da linguagem oral e abordagem à escrita) e de seguida exprimi-lo nitidamente através do desenho (expressão plástica).
Na Terça-feira fizemos uma ficha em que em dois desenhos da Primavera tivemos que descobrir as cinco diferenças, desenvolvendo assim a nossa capacidade de atenção e observação.
Na Quarta-feira fomos cientistas (área do conhecimento do mundo). Já sabemos que inspiramos oxigénio. E então como se chama o que expiramos? Dióxido de carbono. Mas o que é? Vê-se? Sente-se? Todo o grupo estava bastante curioso. Então fomos investigar e experimentar por nós próprios este tema.
Primeiro enchemos balões e depois expiramos num vidro. Destas duas formas as crianças "visualizaram" o dióxido de carbono.
A seguir fizemos a experiência do balão mágico. Foi-nos apresentado o material. Num medidor colocámos 100ml de vinagre e colocámo-lo numa garrafa de 1L. Num balão pusemos 5 colheres de café de bicarbonato de sódio. Colocámos o balão no gargalo da garrafa e sacudimos o balão de forma a o bocarbonato se misturar com o vinagre. De imediato provocou uma reação e o balão encheu-se um pouco.
Depois foi proposto às crianças criarem hipóteses, discutir e argumentar (área da formação pessoal e social) sobre o que aconteceria de mudassemos o tamanho da garrafa e tudo o resto se mantivesse. E parece que temos mesmo cientistas. Apesar de nem todos conseguirem explicar bem o porquê da sua opinião, a maioria conseguiu dar uma hipótese válida e argumentar corretamente. Quanto mais pequena fôr a garrafa mais o balão enche, pois o ar não tem tanto espaço e sobe para o balão!
Todos adoraram esta atividade... Tanto, tanto que para a semana faremos outra!
Na Quinta-feira realizámos a sessão de expressão corporal e motora com balões.
E hoje, Sexta-feira, cantámos uma música sobre as cores na língua inglesa e realizámos uma ficha sobre o tema: colar papelinhos "yellow" no limão, "red" no morango e "blue" na gotinha de água.
Bom fim de semana a todos!

Sem comentários: