26 outubro 2012

Registo Semanal - Berçário A Cegonha - 22 a 26 de Outubro de 2012













Olá papás!
Na Segunda-feira colocámos o bebé em cima do tapete, pegámos-lhe nas mãos e fizemos com que se tocasse a si próprio em várias partes do corpo, nomeando em voz alta. Assim o bebé iniciou a formação do seu esquema corporal, explorando a área da formação pessoal e social - o corpo e a própria imagem.
Na Terça-feira cantámos várias canções infantis e pegámos nas mãos dos bebés realizando movimentos no ar, estimulando o gosto pela música e promovendo a área da expressão e comunicação - expressão musical.
Na Quarta-feira desenvolvemos a exploração de brinquedos e experimentamos as suas diversas possibilidades de ação, abordando a área do conhecimento do mundo - os objetos. Demos à criança um brinquedo de plástico rígido e ajudámo-la a experimentar. Cada uma das ações foi primeiro feita pelo adulto, pegando nas mãos da criança, tentando entusiasmá-la a fazê-lo sozinha.
Na Quinta-feira acariciámos a cara do bebé com diferentes texturas (algodão, pincel, fralda de pano, papel de seda...) para que este comece a perceber o toque na sua cara, combinando texturas duras e moles. Nesta atividade houve uma estimulação tátil da pele da cara, abordando assim já alguns conceitos de grandezas matemáticas como o duro e o mole.
Hoje trabalhámos a competência reconhecer-se a si próprio e procurar a partir do som o adulto com os olhos (área da formação pessoal e social - os primeiros grupos sociais). O jogo consistiu em o adulto esconder-se atrás de uma parede, porta ou móvel e chamar cada criança pelo nome, observando se esta girava a cabeça com  a intenção de o procurar.
Na próxima semana haverão mais novidades. Bom fim de semana!

Sem comentários: