19 outubro 2012

Registo Semanal - Berçário A Cegonha - 15 a 19 de Outubro de 2012












Olá papás!
Esta semana realizámos algumas atividades com o intuito de iniciar a formação do esquema corporal de cada bebé. Assim, colocámos o bebé no tapete e ao colo, pegámos-lhe nas mãos e fizemos com que se tocasse a si próprio em várias partes do corpo, nomeando em voz alta, promovendo a área da formação pessoal e social (os primeiros grupos sociais).
Colocámos também os bebés mais pequeninos nos berços com vários móbiles suspensos, permitindo que estes brinquem livremente, experimentando o encolher e alongar do braço sem soltar o brinquedo. O bebé adquire assim consciência das suas capacidades motoras, promovendo a área da expressão e comunicação (expressão corporal).
Tendo como objetivo que os bebés desenvolvam o sentido do tato, pegámos na mão de cada um deles e tocámos em cada um dos dedos recitando rimas e cantando canções alusivas ao tema. No fim fizemos muitas coceguinhas nas mãos e observámos a reação do bebé. Este exercício promoveu a área da formação pessoal e social: o corpo e a própria imagem.
Colocámos também o bebé de barriga para baixo no tapete e fizemos soar um objeto com guizos. Afastámos progressivamente o som do objeto do corpo do bebé para que este tenha que levantar o tronco caso queira visualizar o brinquedo e se segue o som com os olhos. Assim desenvolve a perceção dos sons, estimulando a sua capacidade auditiva e motora.
Hoje construímos uma borboleta colorida e colocámos um cordão para que esta se possa mover de um lado para o outro suavemente e de cima para baixo, cantando uma canção. Assim desenvolvemos a fixação do olhar num objeto específico, promovendo a expressão corporal.
Na próxima semana haverão mais novidades. Bom fim de semana! 


Sem comentários: