26 outubro 2012

Registo Semanal - Sala Palmo e Meio - 22 a 26 de Outubro de 2012


 











 
 
Olá papás!
Iniciamos a semana com a audição de um poema sobre o nosso planeta: "a Terra é assim". Este falava sobre os continentes verdes, as árvores que nos dão oxigénio e nos permitem respirar e viver, e sobre a imensa água que existe e nos permite também a vida neste maravilhoso planeta. É também o único planeta onde existem animais e pessoas.
Este poema foi a estratégia de motivação para passarmos à próxima atividade, em que cada criança coloriu o planeta Terra com as cores reais. Foi abordada a área do conhecimento do mundo e a área da expressão e comunicação (linguagem oral e expressão plástica). A nível da plástica a criança foi avaliada por ter consciência das cores reais das coisas, o colorir dentro do traço e ter pressão no traço.
À tarde fizemos alguns jogos abordando o conceito número 1 e as crianças mais novas pintaram com pincel e com tinta verde o mesmo número em tamanho A4.
Na Terça-feira abordamos a quantidade 2, em que o grupo além de a identificar teve também de realizar o contorno do dito algarismo. Comecei por desenhar dois planetas no quadro de ardósia e contá-los. Mostrei as minhas mãos e contei-as e pedi que as crianças fizessem o mesmo. Diante do espelho vimos que temos duas orelhas, duas pernas, dois pés, dois olhos (...). Caminhámos pela sala marchando e dizendo "um-dois, um-dois". Ao som da pandeireta as crianças dançaram e ao parar teriam de ficar dois a dois dentro dos arcos. Escrevi o número 2 no chão e todos percorreram o seu contorno e passámos por cima com o dedo e depois com giz no quadro. Reforçámos ainda mais este conceito com brinquedos e blocos lógicos, em que cada criança teria de ter duas peças. Por fim realizámos uma ficha, em que os crescidos realizaram os contornos sozinhos e os mais pequenos com ajuda do grafismo e alguns com tinta de dedos. Estas atividades promoveram a área da expressão e comunicação (domínio da matemática e grafomotor).
Na Quarta-feira realizamos e organizamos trajetos e todos participaram na resolução de tarefas e atividades, abordando assim a área da formação pessoal e social.
Coloquei no centro da sala um monte de cordas e um a um apanharam uma corda e fizeram um caminho que os levasse até à área que mais gostam. Depois de fazerem os caminhos, percorreram os trajetos. Fiz alguns labirintos simples com giz no chão e ajudei as crianças a ultrapassá-los. Cada trajeto correto implicaria a obtenção de um brinquedo. Fizemos ainda caminhos com peças de construção que iam para diferentes lugares da sala. Por fim realizámos uma ficha sobre este tema.
Na Quinta-feira demos início às atividades do Haloween, em que pintámos com pincel de cor preta os chapéus de aranha (expressão plástica). Aproveitámos também para acabar trabalhos pendentes e os mais crescidos fizeram fichas muito difíceis (expressão grafomotora e domínio da matemática)!
Hoje fizemos ginástica e jogos de grupo - área da expressão e comunicação (expressão motora).
Bom fim de semana a todos!
 
Educadora de Infância Rita Almeida

Sem comentários: