12 outubro 2012

Registo - Berçário - 01 a 12 de Outubro de 2012








Olá papás!
Ao longo destas duas semanas temos vindo a dinamizar atividades relativas à estação do ano em que nos encontramos: o Outono.
Realizámos uma linda árvore de Outono (área do conhecimento do mundo: as plantas)!
Começámos por passar o pincel nas mãos dos bebés e observar as suas reações. De seguida pintámo-las e imprimimo-las numa folha (área da expressão e comunicação: expressão plástica). Depois de secas recortámo-las e colámo-las num tronco previamente construído.
Fizemos também uns cogumelos para completar o painel de Outono. Molhámos os dedinhos dos bebés em tinta e colorimos.
De modo a que o bebé forme a sua própria imagem diante do espelho e se reconheça, colocámo-lo em frente do mesmo e observámos a sua reação. Pegámos nas suas mãos e colocámo-las sobre o peito e dissemos o seu nome alto, estimulando assim a área da formação pessoal e social (o corpo e a própria imagem).
Outra atividade realizada foi colocar o bebé de barriga para cima e mostrar-lhe uma bola macia. Colocámo-la à altura dos seus pés para que comece a pontapeá-la instintivamente, sendo importante a alternância dos pés.
Este jogo permite à criança descobrir as possibilidades motoras do seu próprio corpo e desenvolver a coordenação olho/pé (área da expressão e comunicação: expressão motora).
Ao longo desta semana, além da rotina diária dos bebés, das brincadeiras e miminhos, dedicámos bastante tempo a estimular a expressão plástica e o contacto com diferentes materiais, realizando as capas e o mapa de aniversários.
Ouvimos e gesticulamos também muitas músicas infantis e grande parte delas alusivas ao Outono.
Na próxima semana haverão mais novidades!
Bom fim de semana!

1 comentário:

Acção Popular disse...

No passado dia 16 a casinha fez 6 aninhos. Mesmo pequenina cuida bem das nossas crianças. Parabéns à Casinha; mais 6 ... e mais 6 e por aí fora é o que se pretende. Da Maria Rita e pais votos de parabéns para toda a equipa e muitas felicidades.