12 outubro 2012

Registo - Sala Palmo e Meio - 01 a 12 de Outubro de 2012

Olá papás!
Ao longo destas duas semanas temos vindo a aprender e a trabalhar diversos conceitos a partir do tema "Outono".
Vimos e ouvimos a fábula "a raposa e as uvas" projetada na tela, dialogámos sobre a mesma, e tentámos resolver o problema da raposa para alcançar as uvas, dramatizando a personagem e dando algumas sugestões.
Refletimos também sobre a moral da história, em que chegámos à conclusão que todos os seres têm as suas limitações e não devemos ser arrogantes ao ponto de pensarmos que conseguimos fazer tudo sem a ajuda do próximo. Por fim fizemos um desenho alusivo ao tema.
Estas atividades ajudaram cada criança a ser mais concentrada, a refletir em grupo sobre a aceitação dos limites que temos como seres humanos, a dramatizar o que sentimos e a reproduzir graficamente os nossos pensamentos.
As áreas abordadas foram a formação pessoal e social, a da linguagem e abordagem à escrita, a expressão dramática e a expressão plástica.
Realizámos também alguns jogos de grupo para introduzir a ficha que fizemos depois: linhas horizontais, imitando o vento de Outono, promovendo assim a expressão grafomotora.
Escutámos algumas vezes a música "Outono" de Vivaldi acompanhada de várias imagens alusivas ao tema. Enquanto escutámos a música movimentámo-nos livremente pela sala e por fim desenhámos o que a música nos fez sentir. Assim, aprendemos a apreciar música clássica (expressão musical) e aprendemos a exprimir-nos através do corpo (expressão corporal) e do desenho (expressão plástica).
Da parte da tarde fizemos magia: decalcámos folhinhas de Outono e o resultado ficou fantástico!
Aprendemos também uma música de Outono que refere as principais características desta estação do ano, relativamente às condições atmosféricas, ao vestuário e aos frutos típicos da época. Individualmente, rasgámos e recortámos papelinhos das cores do Outono e colámos numa árvore, em tamanho A4.
Fizemos uma sessão de expressão motora alusiva ao tema e ainda contruímos um puzle-ouriço. Durante a sessão aprendemos que os ouriços acordam no Outono para comerem muito para depois aguentarem mais duas estações hibernados (área do conhecimento do mundo).
Ao longo desta semana fomos construindo e concluindo os vários mapas que nos irão acompanhar e fazer crescer e aprender ao longo deste ano: calendário, mapa de presenças, mapa de aniversário (...). E ficaram maravilhosos como podem ver nas fotografias!
Ouvimos uma história sobre algumas atividades que podemos fazer em casa no Outono, como ajudar os papás nas tarefas de culinária e pastelaria. De seguida fizemos um desenho sobre o tema.
Realizámos também uma pintura com pincel no cavalete.
Hoje fizemos uma ficha para unir os algarismos e ver a imagem que aparecia, trabalhando assim o domínio damatemática e a expressão grafomotora.
Na próxima semana haverão mais novidades!































Bom fim de semana a todos!
 
 

Sem comentários: