28 setembro 2012

Registo Semanal - 24 a 28 de Setembro de 2012 - Sala Palmo e Meio


















Olá papás!
Esta foi mais uma semana cheia de atividades e aprendizagens constantes!
Na Segunda-feira, com música de fundo de marcha, caminhámos pela sala, movimentando uma folha de papel crepe azul, com a mão direita, fingindo ser uma bandeira. Quando a música deixou de tocar fizemos uma bola de papel crepe grande. De seguida, em roda, rasgámos a nossa folha em bocados mais pequenos, fizemos bolinhas e colámos numa folha A3 de papel manteiga. Por fim experimentámos uma técnica de expressão plástica: a digitinta. Estas atividades permitiram à criança o desenvolvimento da independência do ombro, braço e mão, estimular a expressão gráfica e definir a lateralidade - área da expressão e comunicação (expressão dramática, grafomotora e plástica).
Na Terça-feira, em conjunto, construímos torres com as peças de construção tendo como padrão vermelho-amarelo. Fizemos também jogos de enfiamentos  e encaixe de acordo com a mesma série. Depois de esta série ser observada e experimentada pelas crianças, ajudei-as a analisar a sua ordem e convidei-as a lê-la em coro. Movimentámo-nos pela sala enquanto tocava a pandeireta e quando esta fazia silêncio fizemos um comboio segundo a ordem menino-menina. Por fim realizámos uma ficha alusiva ao tema que pode ser observada aqui no blog. Esta atividade fez com que cada criança observasse séries simples e realizasse seriações - área da expressão e comunicação (domínio da matemática.
Na Quarta-feira deixei que as crianças brincassem livremente com objetos quadrados, a fim de que por si sós descobrissem o conceito. Em roda, coloquei peças quadradas dos blocos lógicos no chão e passei os dedos pelos 4 lados de um quadrado e pressionei com o indicador os 4 cantos. As crianças imitaram-me. Coloquei um tapete quadrado no chão em que as crianças tiveram que passar pelos seus 4 lados e dar um pulo nos 4 cantos. Fizemos também comboios com peças quadradas. Por fim fizemos uma ficha alusiva ao tema, em que pintámos o qudrado de azul e colámos plasticina nos 4 vértices. As competências adquiridas foram: utilizar a coordenação óculo-manual e as capacidades necessárias para manipular e explorar objetos e descobrir atributos e propriedades dos mesmos - área da expressão e comunicação (domínio da matemática e expressão grafomotora).
Na Quinta-feira foi dinamizada uma sessão de expressão motora, em que o aquecimento foi realizado através da dança, realizámos percursos, jogos de grupo e relaxámos com um jogo alusivo ao silêncio.
Hoje, Sexta-feira, foi dinamizada uma sessão de expressão musical (discriminar a intensidade do som musical forte-fraco e associar a intensidade ao som-cor-movimento). Ouvimos uma música subindo e descendo o volume de modo a apreciar a intensidade do som. Toquei a pandeireta e dei uma percurssão muito forte e observei que de imediato as crianças começaram a saltar. Pedi-lhes que se distribuissem pelo espaço e expliquei-lhes que quando a pandeireta tocasse forte elas se movimentariam como grandes estátuas e quando a pandeireta tocasse mais leve teriam de se movimentar mais suavemente. Formaram também dois grupos, aos quais lhes foi atribuído uma bandeira azul forte e outra azul suave respetivamente. Quando a música tocasse forte apenas os meninos do grupo da bandeira azul forte se moveriam e quando a música tocasse suave apenas os meninos da bandeira azul suave se movimentariam. Por fim realizámos uma ficha em que quando a música tocasse forte as crianças pintariam a menina acordada com força e quando a música tocasse suave pintariam suavemente a menina que estava a dormir.
Na próxima semana iremos abordar o tema "Outono", pelo que lhes peço que, se o tempo permitir, dêem um passeio pelo parque da juventude com os vossos filhotes e tragam para a escola folhinhas, de modo a realizarmos as atividades planificadas.
Bom fim de semana a todos!  

Sem comentários: