21 setembro 2012

Registo Semanal - 17 a 21 de Setembro de 2012 - Berçário A Cegonha











 
Olá papás!
Esta semana começámos pelo conceito de o bebé reconhecer os adultos que estão consigo durante o período em que se encontra na escola.
A atividade consistiu em: acercar o rosto do bebé e falar com suavidade e pegar nas suas mãos e passá-las lentamente em todo o rosto do adulto de modo a reconhecê-lo tatilmente (olhos, nariz, lábios e cabelo), sendo importante manter sempre o contacto visual com o bebé. Este tipo de atividades promove a área da formação pessoal e social (os primeiros grupos sociais) e ajuda a fortalecer os laços existentes entre o adulto e o bebé.
Cantámos algumas canções infantis, várias vezes, de modo a o bebé reconhecer o adulto pela sua voz. Colocámos os bebés nas espreguiçadeiras e cantámos canções ao mesmo tempo que brincámos com eles e lhes fazíamos cócegas em diferentes partes do corpo. Esta atividade estimulou o desenvolvimento do gosto pela música e do reconhecimento da voz do adulto - área da expressão e comunicação (domínio da expressão musical).
Outro dia colocámos o bebé em cima do tapete, deitado de barriga para cima e realizámos os seguintes exercícios: pegar no braço do bebé e levantar uma mão suavemente, pegar no outro braço e repetir o mesmo exercício, levantar ao mesmo tempo ambas as mãos da criança e alternar a elevação de uma e outra mão, mantendo um ritmo constante. Esta atividade ajuda a criança a descobrir o seu próprio corpo e em especial as mãos - área da formação pessoal e social (o corpo e a própria imagem).
Ontem recitámos pequenas quadras infantis ao mesmo tempo que realizámos massagens nos bebés. Utilizámos sempre um tom de voz muito suave para que incentive o descanso e o relaxamento. Esta atividade ajuda a manter a criança calma e segura  - área da formação pessoal e social (domínio da expressão motora).
Hoje os nossos bebés descobriram as possibilidades motoras das mãos e aprenderam a coordenar os seus movimentos - área da formação pessoal e social (domínio da expressão motora).
Pegámos nas mãos dos bebés e, ao som de uma música, batêmo-las suavemente uma na outra e deixámos que o bebé por sua inicitiva começasse a bater palminhas sozinho!
Estas atividades são desenvolvidas vários dias e em diferentes momentos, podendo ser realizadas também pelos papás em casa.
Bom fim de semana a todos e aproveitem cada segundo com os vossos bebés!
 
Educadora de Infância Rita Almeida

Sem comentários: