28 setembro 2012

Registo Semanal - Berçário A Cegonha - 24 a 28 de Setembro de 2012





Olá papás!
Aqui estamos mais uma vez para vos dar as novidades fresquinhas desta semana!
Na Segunda-feira demos papel seda aos bebés, de modo a estes o explorarem através dos seus cinco sentidos. Cortámos o papel às tiras e passámo-lo nos braços e pernas dos bebés, para que estes percebessem a sua textura. Durante a atividade observámos a expressão de cada criança face às cocegas provocadas pelo passar do papel. Este exercício permitiu a cada bebé descobrir novas sensações através do tato, promovendo assim a área da formação pessoal e social (o corpo e a própria imagem).
Na Terça-feira colocámos os bebés de barriga para cima, pegámos nas suas pernas, fletimos os seus joelhos e girámo-los lentamente para ambos os lados, para que estes sentissem os movimentos possíveis de realizar com os membros inferiores, estimulando a área da expressão e comunicação (expressão corporal).
Na Quarta-feira colocámos as crianças de barriga para baixo no tapete e colocámos várias bolas ao seu alcance para que elas as manipulássem livremente. Esta atividade permitiu ao bebé desenvolver a pressão de objetos com as duas mãos - área da expressão e comunicação (expressão corporal).
Na Quinta-feira colocámos músicas calmas para que os bebés desenvolvam o gosto pela audição deste estilo musical, favorecendo assim os momentos de relaxamento - área da expressão e comunicação (expressão musical).
Hoje, Sexta-feira, rodeámos os bebés de objetos de cores vivas e brilhantes, de modo a estimular a exploração dos mesmos por meio da visão - área do conhecimento do mundo - os objetos.
Todas estas atividades são acompanhadas pelo adulto e individualmente de modo a perceber o comportamento de cada criança face a um estímulo. Estas são também realizadas várias vezes, para que exista um estímulo constante que promova o desenvolvimento global de cada bebé.
Na próxima semana daremos início a alguns trabalhos alusivos à estação do ano em que nos encontramos: o Outono.
Até para a semana!

Sem comentários: