28 setembro 2012

Registo Semanal - 24 a 28 de Setembro de 2012 - Sala 1 ano












Olá papás!
Durante esta semana fomos realizando o nosso lindo mapa de aniversários. Molhámos os dedinhos dos bebés na tinta e ajudámo-los a decorar os 12 animais da quinta, respetivos aos meses do ano. Na próxima semana exponho aqui o resultado final.
Na Segunda-feira nomeámos as várias partes da cara e tocámo-las com o dedo indicador. De modo a reforçar os conceitos inerentes a esta atividade, colámos autocolantes e pintámos as mesmas partes da cara com um pouquinho de tinta de dedos. Realizámos os mesmos exercícios em frente ao espelho, promovendo assim a área da formação pessoal e social - o corpo e a própria imagem.
Na Terça-feira mostrámos ao grupo uma cara desenhada em cartolina para que as crianças sinalizassem as várias partes da cara. Foi dado bocados de papel seda castanho para que elas o amachucassem e colássem no cabelo da boneca, com a ajuda do adulto. Estando feito o registo e exposto na sala, é mais fácil para as crianças se lembrarem constantemente dos conceitos abordados.
Na Quarta-feira mostrámos às crianças vários objetos (pente, escova de dentes, champô, água de colónia...). Fomos dizendo os seus nomes e utilizámo-los da forma correta. Por fim todas as crianças experimentaram todos os objetos. Esta atividade permitiu à criança reconhecer alguns utensílios e hábitos de higiene pessoal - área da formação pessoal e social - o cuidado de si mesmo.
Na Quinta-feira foi dinamizada uma atividade cujo principal objetivo era a criança imitar o adulto dando passos para a frente e passos para trás, contando até três, permitindo que esta inicie a deambulação com deslocamentos para trás - área da expressão e comunicação - expressão corporal.
Hoje, Sexta-feira, foi dinamizada uma sessão de expressão motora em que as crianças tiveram que realizar vários percursos: passar por um túnel andando de gatas, rebolar, rastejar por baixo da mesa...
Na próxima semana iremos dar início às atividades inerentes à estação do ano em que nos encontramos: o Outono. Se o tempo permitir, dêem um passeio pelo parque da juventude com os vossos filhotes e tragam para a escola folhinhas de Outono para realizarmos as ditas atividades.
Bom fim de semana a todos!

Sem comentários: