21 setembro 2012

Registo Semanal - 17 a 21 de Setembro de 2012 - Sala 1 ano









Olá papás!
Esta semana começámos por uma atividade cujo objetivo seria a criança reconhecer os adultos que se encontram todo o dia consigo, durante o período escolar.
Então colocámos as crianças sentadas no tapete formando um semi círculo. O adulto disse o seu próprio nome e as crianças repetiram, primeiro um de cada vez e depois coletivamente. De seguida, demos ordens a cada uma das crianças para que se habituem emocionalmente aos adultos da sala: dar um beijinho, dar um abraço forte, pegar nas mãos das crianças e cantar uma canção infantil, acariciar suavemente a bochecha (...). Esta atividade, sendo realizada vários dias e em vários momentos, fortalece a relação dos intervenientes educativos e promoveu a área da formação pessoal e social - os primeiros grupos sociais.
Fizemos um jogo de imitação: o adulto colocou-se em frente das crianças e realizou uma série de ações para que as crianças as reproduzissem (vamos dormir, tenho sono, estou a pentear-me, lavo a cara...) - área da expressão e comunicação (domínio da expressão motora).
Outra atividade realizada teve o intuito de o grupo reconhecer o nome dos colegas - área da formação pessoal e social (os primeiros grupos sociais) e consistiu em: colocar as crianças em semi círculo e dizer o nome de umas das crianças e todas as outras a irem procurar. Uma vez localizada a criança, dar uma bola a outra e pedir que a entregue à que for chamada. Repetimos a ação até que todas as crianças tivessem recebido e entregue a bola pelo menos uma vez.
Ontem reonhecemos o espaço imediato que é a nossa sala - área da formação pessoal e social (os primeiros grupos sociais). Colocámos as crianças sentadas no chão encostadas à parede. Mostrámos e nomeámos diferentes brinquedos que íamos utilizar. Pedimos às crianças que tapassem os olhos com as mãos e em seguida o adulto escondeu um dos brinquedos e uma das crianças, à vez, teve de o tentar encontrar. Foram sido fornecidas pistas simples.
Hoje foi dinamizada uma atividade cuja competência era consolidar o movimento de rodar e gatinhar - área da expressão e comunicação (expressão motora).
Deixámos um espaço da sala sem obstáculos e o adulto rodou e as crianças imitaram-no. Fizemos o mesmo exercício mas a gatinhar. Nesta atividade foi importante observar o rodar e o gatinhar de cada uma das crianças, para poder trabalhar de forma individual e conseguir o seu aperfeiçoamento.
Foi uma semana cheia de novas aprendizagens e na próxima semana há mais.
Bom fim de semana a todos!
 
Educadora de Infância Rita Almeida

Sem comentários: