21 setembro 2012

Registo Semanal - 17 a 21 de Setembro de 2012 - Sala Palmo e Meio


 





 







 
 
Olá papás!
Esta semana demos início ao ano letivo de 2012/2013.
Neste grupo, dada a heterogeneidade acentuada, resolvi iniciar as atividades tendo em conta o objetivo central de avaliar a criança individualmente em cada área de conteúdo, para conhecer melhor as particularidades de cada um, as suas aptidões e dificuldades.
Revimos então alguns conteúdos em jeito de dignóstico!
Na Segunda-feira partilhámos maçãs e observámos a sua forma, tamanho e cor. Tocámos nelas, cheirámo-las e depois de as descascar provámo-las.
O conceito a avaliar era a cor vermelha. Então as crianças brincaram livremente com objetos de cor vermelha, alinharam, montaram e encaixaram jogos com peças de cor vermelha, fizemos conjuntos, brincámos com balões, arcos, cadeiras e plasticina vermelha e, por fim, escolhemos o lápis vermelho para pintar a maçã da ficha. Os meninos mais crescidos além deste conceito trabalharam também as grandezas, figuras geométricas e o representar graficamente através do desenho.
Com estas atividades a criança desenvolveu a perceção visual, distinguiu cores e figuras e aprendeu a participar numa atividade de grupo partilhando e ajudando o companheiro - área da expressão e comunicação (domínio da matemática) e área da formação pessoal e social.
Na Terça-feira explorámos e experimentámos situações espaciais opostas (em cima - em baixo) - área da expressão e comunicação (domínio da matemática).
Estendemos um lençol grande no chão, com marcas de mãos de várias cores, e ora deitámo-nos em cima dele ou colocámo-nos debaixo dele. Com uma música de dança como fundo, as crianças andaram pela sala transportando o lençol de forma criativa e assim que a música parava íam para baixo ou para cima do lençol. Colocámo-nos também em cima ou em baixo de cadeiras, mesas e caixas. Por fim realizámos uma ficha alusiva ao tema.
Na Quarta-feira foi dinamizada uma sessão de expressão musical, em que o grupo reconheceu a pandeireta entre outros instrumentos de percussão e reconhecer e distinguir o seu som. A este conceito foi associada a cor amarela e a mão direita.
Fizemos um círculo no chão onde colocámos os instrumentos de percussão, mas só podíamos tocar a pandeireta. Individualmente a criança pegava na pandeireta e dizia o seu nome em sílabas batendo na mesma. Também tocámos livremente em todos os instrumentos. Por fim, colocámos uma pulseira na mão direita e imprimos a mesma e de cor amarela dentro da pandeireta (ficha).
Na Quinta-feira foi dinamizada uma sessão de psicomotricidade em que caminhámos livremente pela sala de aula ao som da pandeireta e quando esta parava nós ficavamos estáticos.
Foram distribuídas cordas e lenços, observámo-las e manipulámo-las livremente enquanto falei acerca das suas características. Ao som de uma música caminhámos com os lenços e ao parar da mesma cada criança faria o que lhe ocorresse com o dito lenço. Novamente ao som da música andámos pela sala subindo e descendo os lenços, ao mesmo tempo que dizíamos "em cima e "em baixo". Segurámos na corda com a mão direita e percorremos a corda de cima para baixo com a outra mão várias vezes. Passámos por cima com o dedo e depois com giz as linhas verticais escritas previamente no quadro e desenhámos numa folha várias linhas verticais. Por fim fizemos uma ficha alusiva ao tema.
Hoje, Sexta-feira, identificámos a quantidade "1" e realizámos o seu contorno.
Mostrei à crianças uma cadeira, um carro, uma bola (...) ao mesmo tempo que o dizia. Pedi às crianças que o fizessem também. Movimentámo-nos livremente pela sala enquanto eu tocava a pandeireta e quando se fazia silêncio as crianças teriam de levantar um braço, uma perna, batiam uma palma (...). Desenhei o número 1 no chão em grande e com giz e pedi às crianças que, uma a uma, passassem por cima do respetivo número pela ordem correta. No quadro, passámos com o dedo em cima do número 1 e escrevêmo-lo. Por fim fizemos uma ficha sobre este conceito. 
Além de todas estas atividades jogámos jogos de grupo, dançámos, ouvimos histórias e cantámos.
Como os papás viram tivemos uma semana repleta de aprendizagens e para a semana há mais!
Bom fim de semana a todos!
 
Educadora de Infância Rita Almeida

Sem comentários: