30 dezembro 2011

FELIZ ANO NOVO!




A Casinha brincalhona deseja a todos um bom ano novo cheio de muita saúde, amor, paz, esperança e muita felicidade!!


28 dezembro 2011

Registo Semanal - Berçário A Cegonha - 02 a 06 de Janeiro de 2012










































































Olá papás!


Esta semana além de muitos miminhos, muitas comidinhas, muitos soninhos e muitas brincadeiras (sócio-afectivo) no sentido de estimular os nossos bebés, realizámos painéis de Inverno (neve e chuva) e fizemos uma coroa de Reis, promovendo o domínio sensório-motor.


Ouvimos também músicas alusivas aos temas do Inverno e dos Reis, promovendo assim o domínio da linguagem.


Bom fim de semana a todos e para a semana há mais novidades!




Registo Semanal - Palmo e Meio - 02 a 06 de Janeiro de 2012




















































































Olá papás!

Esta semana trabalhámos os temas do Inverno e dos Reis.

É importante as crianças saberem localizar-se no tempo e no espaço, daí abordarmos estas efemérides todos os anos lectivos, promovendo a área do conhecimento do mundo.

Sendo a criança um ser que cresce e se desenvolve num ambiente social, é importante que ela se consiga adaptar aos várias contextos com que irá relacionar-se ao longo da sua vida. A partilha e o respeito pelas ideias e opiniões diferentes das suas, a sensibilização para questões de âmbito moral e ambiental, a vivências de novas experiências, tudo isto faz parte de um processo de descoberta e o conhecimento de um mundo que gira à sua volta.

Na Segunda-feira escutámos e gesticulámos algumas canções de acordo com o primeiro tema, promovendo assim a expressão musical.

De seguida, com pincéis e tintas pintámos uma paisagem de Inverno. Depois de seco, com os dedinhos fizemos bonecos de neve. No fim desenhámos gorros, chapéus... Esta actividade desenvolveu a critividade e imaginação de ca criança (expressão plástica).

À tarde foi o aniversário do Zé e comemos um bolinho muito bom de ananás.

Na Terça-feira com esponjas pintámos um céu escuro, que representava a noite. Como era uma noite fria de Inverno, cada criança, cortou cotonetes ao meio, e colou-os nas folhas negras depois de secas, representando flocos de neve. Com lápis de cera branco fizeram mais flocos de neve. Fnalmente os lápis brancos pintaram!

Na Quarta-feira os meninos crescidos realizaram simetrias, como pode ser observado nas fotografias, promovendo o domínio da matemática.

Na Quinta-feira realizámos uma sessão de expressão motora, onde fizemos cambalhotas, pinosm percursos que treinam a coordenação motora, equilíbrio e lateralidade e alguns jogos de grupo.

Hoje terminámos alguns trabalhos em atraso e pintámos um desenho dos reis magos.

Para a semana haverão mais novidades.

Bom fim de semana a todos!

Registo Semanal - Sementinha e Meio Palmo - 02 a 06 de Janeiro de 2012





































Olá papás!
Bom ano novo para todos!
Esta semana continuamos a trabalhar o tema do Inverno. Onde acabámos os gorros e as luvas. Assim, como também, fizemos um cartaz de boas vindas ao Inverno, ficou lindo, lindo, lindo! Todos os meninos participaram na elaboração do cartaz. Uns colaram tecidos, papéis e lãs, enquanto outros pintaram com o dedo. No final a educadora deu os últimos retoques. Com esta actividade promovemos a expressão plástica e a criatividade das crianças, uma vez que foram elas que decidiram as cores e os materiais a utilizar.
Na quarta-feira foi feita a sessão de ginástica onde foi promovido o desenvolvimento de algumas competências como saltar a pés juntos, dar cambalhotas, rebolar, rastejar, passar dentro de arcos etc. No final da aula fizemos o relaxamento ao som de música apropriada.
Houve, ainda tempo para brincadeiras no exterior, uma vez que, o tempo o tem permitido.
Os meninos da Sala Sementinha fizeram as luvas, brincaram na sala, fizeram jogos de construção e dançaram ao som de músicas infantis!
Para a semana há mais novidades!!

Registo Semanal - Palmo e Meio - 19 a 23 Dezembro de 2011


































































































































Olá papás!
Esta semana continuámos a fazer algumas actividades de Natal, para decorar a nossa salinha.
Na Segunda-feira pintámos sinos, trabalhando assim a grafomotricidade e a expressão plástica. Cada criança pintou livremente o seu sino e fê-lo sem sair do risco. Quase todo o grupo já o consegue fazer e têm a pressão suficiente para colorir com lápis de côr.
Na Terça-feira dinamizámos a canção do Menino Jesus e depois decorámo-lo nas palhinhas despidinho. Pintámos o menino com lápis de cera e colámos papeis nas palhinhas.
Na Quarta-feira realizámos uma bola com bonecos de neve para colocar na árvore de Natal. Pintámos as bolas de prateado, molhámos os dedos na tinta branca e fizemos bonecos de neve e depois de seco fizemos os seus chapéus, olhos, nariz, boca e bracinhos. Fizemos flocos de neve com gliter. Como podem ver na fotografia, ficaram lindas as nossas bolinhas.
Na Quinta-feira os crescidos realizaram uma ficha, onde desenvolveram o seu raciocínio matemático e grafomotricidade. Tiveram que contar o número de passarinhos de determinada côr e colocar o respectivo algarismo.
Todo o grupo realizou outra ficha para descobrir as diferenças, promovendo assim a capacidade de observação e concentração de cada um.
Hoje, Sexta-feira, da parte da manhã brincámos muito no espaço exterior e da parte da tarde vimos a "idade do gelo, especial Natal".
Despeço-me então com votos de um Natal muito feliz para todos, junto das vossas famílias, com muita paz, saúde e amor!
Até segunda-feira!

23 dezembro 2011

Registo Semanal - Berçário A Cegonha - 19 a 23 de Dezembro de 2011





















































Olá papás!

Esta semana escutámos músicas relacionadas com o Inverno e desenvolvemos, assim, a nível sócio-afectivo e da linguagem, pois aprendemos várias palavras novas relacionadas com o tema.

Explorámos também alguns livros com imagens de bonecos de neve, paisagens com neve, vestuário de inverno...

Com a ajuda da Ju realizámos floquinhos de neve brancos num fundo preto, como se fosse a neve que cai na noite de Natal em alguns países muito frios. Utilizámos os dedinhos para os decorar.

Continuámos a estimular os nossos bebés para se sentarem sozinhos, rastejarem e/ou gatinharem, através de várias actividades com brinquedos apropriados à faixa etária.

Hoje, Sexta-feira, brincámos na nossa salinha com a piscina de bolas e os móbiles, que promovem o desenvolvimentos do domínio sensório-motor de cada bebé.

Deixo-vos com votos de un santo Natal, cheio de paz, saúde e amor, na companhia da FAMÍLIA!

Salas Meio Palmo e Sementinha- semana de 19 a 23 de Dezembro
















Olá papás!

Esta semana foi uma semana em que fizemos algumas actividades mas aproveitámos ao máximo o sol para brincarmos no espaço exterior! E que bom que foi poderem brincar livremente e receber a energia que o sol nos dá!Ficámos todos com saudades da primavera e do verão!!
Na segunda-feira comemorámos o aniversário do nosso amigo Andréi e cantámos-lhe os parabéns!
Para além disto, fizemos algumas actividades na nossa sala como, por exemplo, falámos acerca do Inverno, das suas características, do vestuário que utilizamos e depois fizeram colagens de tecidos num gorro e ainda temos umas luvas para decorar!
Trabalhando, assim, o conhecimento do mundo e a formação pessoal e social das crianças.
Outra actividade que fizeram foi manusear plasticina e através da imaginação criar animais, comida, etc. As crianças adoram brincar com plasticina e é muito importante pois estimula a criatividade e a imaginação das crianças. Com esta actividade puderam trabalhar a expressão motora e a expressão dramática.
Até para a semana!

OS MENINOS DA SALA MEIO PALMO DESEJAM A TODOS OS PAPÁS E VISITANTES DO BLOG UM SANTO E FELIZ NATAL E MUITA SAÚDE!!

19 dezembro 2011

Registo Semanal - Berçário A Cegonha - 12 a 16 de Dezembro de 2011


















































































































































Olá papás!
Esta semana vivemos intensamente o espírito natalício!
Ensaiamos com os meninos crescidos quase todos os dias. Se os bebés já soubessem falar já deveriam ter a letra da música de Natal na ponta da língua ;) Mas apesar de não falarem estamos a promover o domínio da linguagem, em que as crianças através da sonoridade da música vão aprendendo vocabulário que será utilizado mais tarde, quando o aparelho fonológico o permitir.
Além dos ensaios, ainda tivemos tempo para pintar um floquinho de neve, com a ajuda da Ju claro, promovendo assim o domínio sensório-motor.
Brincámos muito no tapete e alguns dos nossos bebés já se sentam sozinhos e alguns já querem gatinhar. É muito gratificante vê-los evoluir de dia para dia e saber que nós estamos a ajudá-los no seu desenvolvimento.
Na Sexta-feira foi a magnífica Festa de Natal. Espero que tenham adorado tanto como nós! Deixo-vos então com as fotografias.
Na próxima Sexta-feira haverão, com certeza, mais novidades.