02 dezembro 2011

Berçário A Cegonha - 28 de Novembro a 02 de Dezembro de 2011















Olá papás!
Esta semana continuámos dedicados a esta época tão especial que é o Natal!
A Ju ajudou-nos a construir os saquinhos para colocar os presentes de Natal dos Papás, colocámos os dedinhos para decorar os presentes dos pais e pintámos uma estrelinha para colocar na nossa árvore de Natal.
A par de tudo isto claro está que os nossos bebés seguiram a sua rotina diária repleta de mimos, atenção, higiene, comidinha e soninho.
Deixo-vos então com um artigo acerca da importância da rotina na vida do bebé.
Para que o bebé se sinta seguro e amado, é importante estabelecer rotinas e limites desde muito cedo.
Embora todos os bebés pareçam iguais quando nascem, possuem já traços diferentes de personalidade. Assim, apesar dos bebés terem muitas características e comportamentos em comum, guardam imensas diferenças entre si, manifestadas desde o início da vida. Cada criança é um indivíduo geneticamente único e dotado de um conjunto particular de experiências vividas no útero, durante o parto e nos primeiros meses. Todos esses factores influenciam na formação e na reacção ao mundo, e os pais têm especial participação na definição da personalidade do bebé.
Estes atributos da personalidade não são necessariamente imutáveis e não permanecerão os mesmos quando a criança crescer. Tudo depende também do meio ambiente e das relações que a criança estabelece desde o primeiro momento. No entanto, podem ajudar a que os pais/educadores compreendam melhor as suas necessidades e a forma como as expressa enquanto bebé. Por isso existem bebés mais ou menos chorões, mais ou menos sorridentes, mais ou menos sensíveis às mudanças à sua volta, etc.
Qualquer que seja a personalidade da criança, ela beneficia do amor e da atenção dos pais/educadores e das rotinas que estes criam para ela. Ao cuidar dela, satisfazendo-lhe as necessidades, os pais/educadores podem ajudá-la a construir um sentimento de auto-estima que será fundamental para o futuro. Sentir segurança e confiança não é só um trunfo na vida, mas um item essencial para um desenvolvimento saudável.
Assim, é importante que: Numa primeira fase, organize a rotina do bebé de uma forma mais ou menos metódica. Aos poucos, torne os horários mais fixos, como dar banho sempre na mesma hora ou trocar as fraldas depois das mamadas. Continue com a rotina diária, com horários para higiene, alimentação e sono, cada vez mais regulares.
Introduza o “não”. Use frases curtas, com voz baixa e firme.
Um exemplo muito importante das rotinas é o sono do bebé.
Desde os primeiros tempos de vida que o sono é um excelente indicador do bem-estar físico e psíquico de qualquer criança ou adolescente. Sabe-se, hoje, que ainda dentro do período intra-uterino, os bebés já revelam os seus padrões de alternância entre sono e vigília. O sono é, sem qualquer dúvida, um elemento extremamente reparador. É considerado uma função de grande valor relacional, um pouco como a alimentação em determinadas fases do desenvolvimento, pelo que vale a pena estar atento e saber valorizar alterações que ocorram de forma significativa neste contexto. Todos os especialistas confirmam o facto de que a falta de um número de horas adequado de sono prejudica, não só o crescimento saudável, como também interfere numa série de outros factores, como por exemplo, a falta de concentração e o mau desempenho escolar. Sobretudo, é importante que se estabeleça uma rotina diária e que se definam hábitos de sono diurnos e nocturnos, proporcionando momentos agradáveis à hora de dormir que vão ajudar a criança a dormir sozinha e a sentir-se segura. É importante que onde o bebé dorme seja um local agradável, e não apenas um sítio onde o coloca à hora de dormir.
Tornar a hora de dormir um acontecimento agradável, com tempo, atenção e uma grande dose de mimos significa que o bebé irá adorar todo o processo.
Por vezes é bom deixar o bebé libertar as energias que ainda tem no corpo antes de tentar sossegá-lo para dormir. Desde que a uma brincadeira mais agitada se siga uma actividade mais calma e tranquila antes de se deitar – como um banho e uma história para dormir -, este pode ser o primeiro passo em direcção à cama.
A hora de dormir é uma excelente oportunidade para os pais/educadores conversarem um pouco com o bebé. Se não souber bem o que deve dizer, basta falar sobre como foi o dia do bebé ou contar-lhe uma pequena história. Não só o bebé aprenderá a reconhecer palavras novas – estudos demonstraram que as competências linguísticas e mesmo a inteligência podem beneficiar da exposição do bebé a um amplo vocabulário – como também beneficiará do tempo que passa consigo.
O tempo já deu provas de que cantar uma canção de embalar é uma boa forma de ajudar o bebé a adormecer. O bebé adora ouvir o seu som favorito – a voz da mãe – e a melodia suave e calmante consegue descontraí-lo. Colocar um CD ou uma cassete com canções de embalar, música clássica ou outras músicas ao gosto das crianças enquanto prepara o bebé para dormir – e, depois, deixar ligado quando sair – pode ajudar na transição da vigília para o sono. A música suave possui o dom de acalmar os bebés, com a mais-valia de isolar eventuais ruídos do exterior.
Aqui na Casinha esforçamo-nos para que os nosso bebés sejam felizes!
Bom fim de semana!

Sem comentários: