09 dezembro 2011

Registo Semanal - Palmo e Meio - 05 a 09 de Dezembro de 2011




















Olá papás!
Esta semana continuámos com a dinamização do calendário do advento.
Ensaiámos (expressão dramática e musical) e ainda elaborámos também os saquinhos e os presentes para oferecer aos papás no Natal! Ficaram lindos como irão ter oportunidade de ver. Espero que gostem porque os nossos meninos fizeram-nos com todo o amor e carinho que existe no mundo!
Então, na Segunda-feira molhámos os nossos dedinhos em tinta prateada e decorámos anjinhos e pintámos molas de madeira. Colámos também pozinhos mágicos nas renas do Pai Natal. Estas actividades promovem a expressão plástica, em que as crianças têm de saber manipular correctamente diferentes matérias e usar toda a sua criatividade e imaginação.
Abrimos mais um dia do nosso calendário e saiu-nos uma receita de filhós. Aproveitámos as palavras dos ingredientes para tentar descobrir todas as letras dos nossos nomes. Esta actividade promoveu a área da linguagem oral e abordagem à escrita.
Na Terça-feira construímos os sacos-renas. Foram dados diversos elementos constituintes da cara da rena e as crianças tiveram que colá-las no sítio correcto.
Foi-nos lida, também, uma frase acerca de um sonho do Pai Natal: haver paz no mundo. Foi feito um debate acerca do tema, em que todas as crianças tiveram que dizer o que para eles seria a paz e como a poderíamos obter no nosso mundo. Estes momentos de reflexão e argumentação são extremamente importantes, porque as crianças, futuros adultos, deverão saber expressar as suas opiniões, defendê-las e serem responsáveis pelas mesmas (área da formação pessoal e social). De modo a termos um registo acerca do tema, pintámos flores brancas para colocar na nossa árvore de Natal.
Na Quarta-feira interpretámos mais uma frase do Pai Natal, que fala acerca do abandono dos animais. Claro está que em tão tenra idade, os nossos meninos são extremamente protectores dos animais e esperemos que assim continuem! Realizámos também uma ficha acerca do tema, em que as crianças tiveram que associar os números às cores e pintaram um desenho de acordo com a legenda, trabalhando assim o raciocínio matemático.
Hoje, Sexta-feira, escrevemos a tão esperada carta ao Pai Natal, em que cada criança teve que reflectir acerca do seu comportamento ao longo do ano, desculpar-se se for caso disso e com base em promessas pedir o presentinho de Natal. Todos assinaram a sua carta e os mais crescidos copiaram as palavras dos brinquedos pedidos.
Ao longo da semana fomos realizando também alguns exercícios na língua inglesa.
Jogámos também alguns jogos de grupo, promovendo assim a expressão corporal e motora.
Na próxima semana haverão mais novidades.
Bom fim de semana a todos!

Sem comentários: