28 dezembro 2011

Registo Semanal - Palmo e Meio - 02 a 06 de Janeiro de 2012




















































































Olá papás!

Esta semana trabalhámos os temas do Inverno e dos Reis.

É importante as crianças saberem localizar-se no tempo e no espaço, daí abordarmos estas efemérides todos os anos lectivos, promovendo a área do conhecimento do mundo.

Sendo a criança um ser que cresce e se desenvolve num ambiente social, é importante que ela se consiga adaptar aos várias contextos com que irá relacionar-se ao longo da sua vida. A partilha e o respeito pelas ideias e opiniões diferentes das suas, a sensibilização para questões de âmbito moral e ambiental, a vivências de novas experiências, tudo isto faz parte de um processo de descoberta e o conhecimento de um mundo que gira à sua volta.

Na Segunda-feira escutámos e gesticulámos algumas canções de acordo com o primeiro tema, promovendo assim a expressão musical.

De seguida, com pincéis e tintas pintámos uma paisagem de Inverno. Depois de seco, com os dedinhos fizemos bonecos de neve. No fim desenhámos gorros, chapéus... Esta actividade desenvolveu a critividade e imaginação de ca criança (expressão plástica).

À tarde foi o aniversário do Zé e comemos um bolinho muito bom de ananás.

Na Terça-feira com esponjas pintámos um céu escuro, que representava a noite. Como era uma noite fria de Inverno, cada criança, cortou cotonetes ao meio, e colou-os nas folhas negras depois de secas, representando flocos de neve. Com lápis de cera branco fizeram mais flocos de neve. Fnalmente os lápis brancos pintaram!

Na Quarta-feira os meninos crescidos realizaram simetrias, como pode ser observado nas fotografias, promovendo o domínio da matemática.

Na Quinta-feira realizámos uma sessão de expressão motora, onde fizemos cambalhotas, pinosm percursos que treinam a coordenação motora, equilíbrio e lateralidade e alguns jogos de grupo.

Hoje terminámos alguns trabalhos em atraso e pintámos um desenho dos reis magos.

Para a semana haverão mais novidades.

Bom fim de semana a todos!

Sem comentários: