27 maio 2011

Registo Semanal - 23 a 27 de Maio - Sala Palmo e Meio




















Olá!Cá estou novamente para vos contar as novidades fresquinhas do grupo de Palmo e Meio.
Na Segunda-feira terminámos a nossa ovelhinha para colocar nos carros dos nossos queridos papás e mamãs.
Esta actividade, além de estimular as crianças no domínio da expressão plástica, teve também o intuito de sensibilizar cada uma delas para a importância da família e o significado de cada membro dentro dela (área da formação pessoal e social).
Deixo-vos uma fotografia da nossa magnífica tartaruga, que como podem observar, depois de seca, é de novo "bebé"!
Esta semana não seguimos a planificação, como costume. Deveríamos ter dinamizado actividades no sentido de dar início à comemoração do Dia Mundial da Criança. Visto grande parte dos papás não ter trazido o material reciclado pedido para a realização do presente desta efeméride, em conjunto, decidimos começar a trabalhar afincadamente para a Festa de Verão!
Começámos então por decorar peixes de diversas formas, cores e materiais para decoração.
Pintámos peixes de cartão com rolos, colámos cds e colocámos dedadas na cauda.
Fizemos digitinta e estampámos em folhas de papel manteiga. De seguida, recortámos em forma de peixe-balão e colámos as barbatanas e escamas em musgami e papel autocolante.
Realizámos canas de pesca recicladas e balões de marchas populares alusivas ao tema : O Mar.
Fizemos peixes a partir de garrafas de água de 1,5L, em que tivemos que recortar e colar escamas, colar olhinhos e pintar as caudas.
Realizámos também cestinhos com garrafões de água de 5L. Para colocar no seu interior elaborámos uns lindos polvos com trancinhas de lã a imitar os seus tentáculos.
Também fizemos sardinhas com papel de alumínio e colamos-lhes olhinhos.
Por fim, demos início à decoração dos arcos, em que tivemos que colocar toda a nossa imaginação e criatividade a funcionar!
Todas estas actividades promoveram, essencialmente, o domínio de diferentes técnicas de expressão plástica. As crianças experimentaram diversos materiais e formas de os juntar de forma a que o seu todo tenha como resultado uma magnífica composição.
As crianças tiveram que ser criativas e ter capacidade a nível psicomotor de montar objectos.
Mas, essencialmente, o grupo aprendeu a trabalhar em equipa, a discutir ideias, a fomentá-las e a colocá-las em prática. É importante transmitir-lhes que todos temos opiniões e ideias distintas e que as discutindo e arranjando forma de elas funcionarem em conjunto todo o trabalho se torna mais fácil e gratificante.
Com estas actividades pretendemos, novamente, que as crianças valorizem cada vez mais a reciclagem e a possibilidade do velho se fazer novo, protegendo assim a Natureza e o meio ambiente.
Tentámos também despertar na criança o interesse pelas tradições e costumes da nossa comunidade.
Na Sexta-feira, dinamizámos uma sessão de expressão musical e corporal. Gesticulámos uma canção das notas musicais existentes, construímos um instrumento musical reciclado e, por fim, tocámos a música inicial no nosso xilofone.
Além de todas estas actividades que permitem a criança desenvolver todo o seu potencial a nível do seu desenvolvimento global, brincámos, rimos e mimámos muito!
Até à próxima.
Bom fim de semana a todos!

Sem comentários: