20 maio 2011

Registo Semanal: 16 a 20 de Maio - Sala Palmo e Meio






















Olá papás!
Na Segunda-feira de manhã terminámos as nossas girafas. Como podem ver o resultado final é fantástico!
Da parte da tarde realizámos vários jogos com arcos, bolas e pinos em que nós eramos automóveis e tinhamos que respeitar as cores dos semáforos: avançar, avançar com cuidado ou parar.
De modo a avaliar este conteúdo, realizámos uma ficha e cada criança recortou um círculo verde, amarelo e vermelho e colou no lugar correcto do semáforo, consoante a acção pedida. Além do grupo trabalhar a motricidade fina ao recortar os círculos, as crianças aprenderam conceitos importantes que estão sempre presentes no nosso quotidiano (área da formação pessoal e social).
Esta semana o Saltarico esteve na nossa sala. Ele é um cavalo que vive num lindo carrocel. Ensinou-nos uma música e trouxe-nos Saltaricos pequeninos para nós decorarmos, utilizando toda a nossa criatividade e capacidade de manuseo de diferentes materiais e técnicas de expressão plástica.
Esta actividade promoveu a fantasia e imaginação inerente a esta faixa etária. É delicioso ver os nossos meninos com um sorriso de orelha a orelha ao ouvirem um cavalinho falar e é lindo ouvir as curiosas perguntas que fazem a estes seres imaginários...
Aproveito também para vos apresentar o Zezito que a Constância e a mamã fizeram em casa!
De modo a desenvolver o raciocínio matemático e a capacidade das crianças se posicionarem no Tempo, realizámos uma ficha de sequência temporal, em que todas teriam que recortar e colar as imagens na ordem correcta.
Na Quinta-feira foi feita uma sessão de "cinema" com o filme "A Ovelha perdida que veio para jantar". Depois da visualização do filme foram colocadas várias questões, de modo a ser feito o resumo da História e a apreciar a sua moral. Por fim, vários membros do grupo assumiram os papéis das personagens, desenvolvendo assim a capacidade se expressarem dramaticamente. O resultado, como podem imaginar, foi fantástico!Convido-vos a verem o filme no youtube para perceberem as fotografias, da sessão de expressão dramática, colocadas no blog.
Realizámos também umas lindas ovelhinhas porta-chaves.
Hoje de manhã fomos fazer a nossa reciclagem e aproveitámos que estava solinho para brincarmos no parque.
Para a semana haverão mais novidades.
Bom fim de semana a todos!

Sem comentários: