06 maio 2011

Registo Semanal - 02 a 06 de Maio - Sala Meio Palmo



Olá papás! Esta semana começámos por dialogar acerca do que fizemos no fim de semana e fizemos um registo individual sobre o mesmo. Este tipo de actividade ajuda a criança a desenvolver o seu raciocínio no tempo passado e a utilizar o vocabulário adequado. Promove também a expressão e a criatividade através do desenho livre. Assim, desenvolvemos competências a nível da área da linguagem oral e abordagem à escrita e a expressão plástica e grafomotora.
Dinamizámos o conto do "gato das botas" e fizemos o seu reconto. De seguida, decorámos um lindo gatinho, com bocadinhos de papéis e tecidos.
Realizámos uma sessão de expressão musical com a canção "os três gatinhos", em que gesticulámos a música e inventámos ritmos utilizando o nosso corpo, abordando assim também a expressão corporal.
Relativamente à expressão psicomotora, fizemos alguns jogos de grupo que nos ajudou a desenvolver o equilíbrio, a coordenação e a definir a lateralidade. Estes jogos ajudaram também todo o grupo a ter uma noção mais específica em relação às regras dos mesmos, o respeito pelo adversário e à competitividade saudável (área da formação pessoal e social).
Aproveitámos ainda o bom tempo para brincar livremente no espaço exterior. Relembro que a brincadeira livre é bastante importante, especialmente nesta faixa etária, na medida em que as crianças estabelecem relações com o outro, aprendem a respeitá-lo, aprendem no fundo a socializar, a fazer de conta (...)
Na próxima semana haverão mais novidades.
Bom fim de semana!

Sem comentários: