06 maio 2011

Registo Semanal - 02 a 06 de Maio - Sala Palmo e Meio













Olá papás!
Esta semana continuámos a trabalhar no nosso projecto de grupo, dando enfoque à segurança rodoviária.
Dinamizámos uma história em que o João, por não prestar atenção à sinalização, ia sendo atropelado por um camião...
De seguida fizemos o reconto da mesma. Dividimo-nos em pequenos grupos e dramatizámos as diferentes fases da história. A grande maioria do grupo não teve dificuldade em entender o seu conteúdo e a sua moral. Tiveram sim menos facilidade em conseguir exprimir através do corpo, da voz e das emoções o que tinham acabado de escutar. Estas actividades, além de estimularem as crianças no sentido de serem futuros leitores, ajudam-nas a desinibirem-se perante o grande grupo e a saberem expressar-se corporal e dramaticamente.
Demos continuidade ao tema e realizámos uma ficha, em que tivemos que pintar toda a imagem (rua) e recortar de revistas duas pessoas. Uma teriam de colar no sítio adequado para atravessar a estrada e a outra seria colada no lugar propício para andar na rua (passeio, sempre de frente para os carros). Esta actividade essencialmente tinha como objectivo promover a área da formação pessoal e social.
Mais para o final da semana realizámos outra ficha, em que tivemos que picotar os bonequinhos dos semáforos para peões e colar atrás um papel da cor respectiva ao simbolismo do sinal, ou seja, verde para o peão que pode atravessar e vermelho para o que não pode.
Realizámos também uma sessão de expressão musical e corporal com a canção do "panda vai à escola" ("quando quero atravessar"). Além de aprendermos conceitos preciosos, inventámos uma coreografia!
Fizemos uma sessão de psicomotricidade, que pode ser observada nas fotos.
A Patrícia realizou connosco um fantástico elefante que gosta de brincar com os meninos. Então ele estica a sua tromba para tentar receber os arcos atirados por nós. Assim, trabalhámos a expressão plástica e motora.
A Cátia realizou um jogo com o grupo no computador. Nós adorámos! Apareciam umas imagens no monitor e nós tinhamos que dizer os seus nomes em inglês.
Aproveitámos também para brincar no espaço exterior, porque parece qua aos dias de semana estamos na Primavera ;)
Festejámos o aniversário da Mariana. E fizemos umas pinturas fantásticas no cavalete.
Para a semana haverão mais novidades, por isso estejam atentos!
Bom fim de semana!

Sem comentários: