03 fevereiro 2012

Registo Semanal - Sala Palmo e Meio - 30 de Janeiro a 03 de Fevereiro de 2012



















































Olá papás!

Na Segunda-feira fizemos o registo do fim de semana e uma ficha de grafismos mais complexos e precisos. Pretendia-se avaliar a coordenação óculo-motora de cada criança e a pressão e precisão do traço de cada uma, promovendo assim a expressão grafomotora.

Na Terça-feira vimos algumas imagens de monumentos históricos do Norte de Portugal e resolvemos elaborar o castelo de Guimarães, pois é a cidade capital europeia da cultura (área do conhecimento do mundo).

Desenhámos um castelo em cartão, fizemos uma porta e uma janela, pintámo-lo de cinzento e depois de seco pusemos as pedras no devido local (expressão plástica)! Agora já todas as crianças têm um castelo para brincar com as suas princesas e dragões encantados.

Estimulámos a capacidade da criança, a partir de um pedaço de cartão, conseguir realizar um castelo. A maioria do grupo precisou de ajuda, mas os mais crescidos já conseguiram visualizar perfeita e criativamente a forma de construirem e decorarem o seu castelo.

Acredita-se que o potencial criativo humano tenha início na infância. Quando as crianças têm as suas iniciativas criativas elogiadas e incentivadas, tendem a ser adultos ousados, propensos a agir de forma inovadora. É necessário estimular a auto-estima da criança, para que se sinta confiante nas suas criações. O ser humano passa a vida a criar e a construir, quer seja médico, professor, advogado, arquitecto... Assim, teremos de compreender a importância que a criatividade terá no Desenvolvimento Infantil, na auto-estima da criança e na Liberdade de Pensamento da Criança. Pensem nisto papás e vamos deixar as nossas crianças serem criativas, porque no futuro só quem é criativo vence no mundo do trabalho...

Na Quarta-feira foi dinamizada uma sessão de inglês "i´m driving the bus". Fizemos várias brincadeiras e jogos alusivos ao tema e, como forma de registo, pintámos um "bus".

Na Quinta-feira dinamizámos uma sessão de expressão musical, onde mimámos várias canções.

Hoje realizámos vários jogos de grupo que estimularam a nossa capacidade motora.

Na próxima semana trabalharemos o Amor, porque o dia de são valentim está a aproximar-se.

Bom fim de semana!

Sem comentários: