30 novembro 2011

Berçário A Cegonha - 22 a 26 de Novembro de 2011



Olá papás!
Como o Natal está a chegar nada melhor que começar a semana a ouvir músicas alusivas ao tema.
Já ambientados com a época, com ajuda, realizámos as renas do Pai Natal com os dedinhos.
Vimos e ouvimos a história do Pai Natal e demos início à elaboração do postal para oferecer aos papás.
Além destas actividades que nos estimulam a nível sensório-motor, sócio-afectivo e da linguagem, brincámos muito, recebemos miminhos, comemos as nossas papinhas e dormimos umas belas sonecas!
Bom fim de semana ;)

Berçário A Cegonha - 14 a 18 de Novembro de 2011





Olá papás!
Esta semana começámos por ouvir a música “a chuva cai, cai” e com a ajuda da Ju mimámos a canção, tocando nas várias partes do corpo que eram cantadas. Desenvolvemos assim os domínios sensório-motor, sócio-afectivo e a linguagem. Este tipo de actividades ajudam os bebés a identificarem as diferentes partes do corpo, através do nome que lhes é atribuído e do toque.
Na Terça-feira vimos, tocámos e explorámos diferentes objectos relacionados com a estação do ano em que nos encontramos, como guardas-chuva, casacos quentes, cachecóis, gorros, luvas… Vimos também um livro de imagens referentes ao estado do tempo. Aprendemos algumas palavras novas e a atribui-las a imagens e objectos, promovendo assim o domínio da linguagem.
Na Quarta-feira realizámos, com ajuda, uma actividade de expressão plástica, em que os bebés, com os dedinhos molhados de tinta azul, decoraram uma folha A4 com pingas de chuva, trabalhando os domínios sensório-motro, sócio-afectivo e linguagem.
Na Quinta-feira, através de um boneco, mais uma vez foram nomeadas as partes do corpo.
Na Sexta-feira, explorámos livremente os brinquedos da sala. Os bebés, à vontade, tentam alcançar o que desejam.
Na próxima semana haverão mais novidades!
Bom fim de semana!

Berçário A Cegonha - 07 a 11 de Novembro de 2011









Olá papás!
Na Segunda-feira explorámos livremente os brinquedos da sala e o adulto estimulou os bebés no sentido de rastejarem para alcançarem um objecto, promovendo assim o domínio sensório-motor.
Na Terça-feira, com o bebé ao colo do adulto, explorámos livros com diferentes texturas, imagens, cores e sons. Assim desenvolvemos os domínios sensório-motor e da linguagem de cada bebé.
Na Quarta-feira a Ju cantou e mimou músicas referentes ao dia de São Martinho, estimulando assim a parte sócio-afectiva e a linguagem.
Na Quinta-feira, com a ajuda do adulto, cada bebé esponjou uma castanha. Assim vamos habituando o bebé ao contacto e manuseio de diferentes materiais de expressão plástica.
Na Sexta-feira demos aos bebés várias folhas e revistas, para que as crianças as tentasse rasgar e amachucar, sentindo diferentes texturas, consoante o tipo de papel, trabalhando o domínio sensório-motor.
Na próxima semana haverão mais novidades.
Bom fim de semana!

Natal 2011 - parte 1 - Palmo e Meio















Olá papás!
Esta semana demos início ao tema do Natal.
Então começámos por ouvir a música das renas que vai ser apresentada na Festa de Natal. Depois de escutá-la algumas vezes aprendemos a letra, começámos a cantar e inventámos gestos para a canção. Na próxima semana iremos começar a ensaiar tal como é para ser feito na Festa, com adereços e cenário.
Esta actividade ajudou-nos a desenvolver a memória e a sermos criativos a ponto de inventarmos uma coreografia original (expressão musical e dramática).
Ainda na Segunda-feira conversámos sobre o que fizemos no fim de semana, realizámos o registo escrito e desenhámos. Trabalhámos assim a área da linguagem oral e abordagem à escrita.
Fizemos também uma ficha referente ao tema em que tivemos que descobrir a sombra correcta da imagem, desenvolvendo a nossa capacidade de observação, atenção e concentração.
Na Terça-feira demos início à construção do cenário para a Festa. Foram-nos dispostos vários materiais de desgaste e tivemos que utilizá-los com imaginação e intencionalidade, promovendo o domínio da expressão plástica.
Recortámos e colorimos umas estrelinhas a utilizar também no cenário.
Na Quarta-feira, foi dinamizada uma sessão de inglês com o tema das cores. Cantámos uma música alusiva ao tema, fizemos jogos e por fim realizámos uma ficha de picotagem em que depois de destacados os triângulos “white”, colámos papel celofane “green, red and blue” por trás. Esta actividade promoveu também os domínios da grafomotricidade e da matemática.
Na Quinta-feira, aproveitámos o sol e a boa iniciativa de proteger o meio ambiente e fomos fazer a reciclagem do nosso papel e embalagens (área da formação pessoal e social). Depois aproveitámos para brincar no jardim e nos baloiços. Foi uma manhã super divertida!
Da parte da tarde fizemos uma sessão de cinema com pipocas e tudo! O filme foi passado na parede, em grande e com a sala escura. Estes momentos mais livres e fora das planificações seguidas à risca são importantes no sentido em que ajuda as crianças a confraternizarem umas com as outras e a desenvolverem amizades.
Na Sexta-feira, demos início à construção do calendário do advento da nossa sala. Pintámos rolos de papel higiénico das nossas cores preferidas, pendurámo-los, colocámos os dias de 1 a 25 de Dezembro e realizámos desenhos referentes a esta época. Estes desenhos juntamente com o que foi pedido aos pais (receitas de natal, contos, poemas, músicas…) vão fazer as delícias dos nossos meninos ao longo do mês de Dezembro!
Estamos assim a reforçar a relação escola-família-escola que é tão importante, especialmente nestas faixas etárias. Os pais estão a par do que se está a passar na escola e tudo o que as crianças trazem de casa realizado com os pais é um orgulho enorme mostrar aos colegas!
Na próxima semana haverão mais novidades!
Bom fim de semana!

Sala Sementinha- Resumo da semana de 21 a 25 de novembro






Papás!


Esta semana começámos a elaborar a nossa prendinha de Natal assim como, também, o saco onde as vamos levar para casa.
Explorámos jogos de encaixe, fizemos ginástica onde aprendemos a lançar uma bola e cada vez tentar lançar mais longe, sendo incentivado pelo adulto.
Na sexta-feira cantámos e acompanhámos com palminhas.
E foi assim a nossa semana!

Sala Meio Palmo- Resumo da semana de 21 a 25 de Novembro




















Olá Papás!

Esta semana começámos a falar no Natal e as crianças ficaram muito entusiasmadas!
Foi-lhes contada a história do Natal e foi-lhes explicado quem era o Pai Natal, trabalhando, assim, a formação pessoal e social e o conhecimento do mundo.
Então começamos por elaborar a recordação para levarem para casa. Com moldes de estrela pintaram com a técnica da esponja com cores natalícias. Com isto construímos suportes para velas para decorar a mesa de Natal. Foram feitos sacos que, posteriormente, foram pintados pelos meninos. Foi trabalhada a expressão plástica e a motora.
Houve uma sessão de cinema com direito a pipocas e tudo! Alguns meninos gostaram e outros nem por isso, mas todos gostaram do filme.
Durante a semana foram cantadas músicas de Natal, assim, como a música que vamos cantar na festa.
Como o sal nos brindou com a sua presença, brincamos bastante lá fora! Que bom que foi!
No final da semana, começámos a esboçar os adereços para a festa e os meninos mostraram-se muito interessados no que se estava a fazer.
Novamente houve tempo para trabalhos livre e muita brincadeira nas áreas.
Bom fim-de-semana!

Sala Sementinha- Resumo 14 a 18 de Novembro
















Papás!






Esta semana explorámos livros, fizemos um trabalhinho onde tínhamos de colar massinhas e depois pintá-las e ficaram muito giras!
Fizemos cambalhotas para desenvolver a nossa motricidade global. Também fizemos uma roda e cantámos músicas infantis.
Foi uma semana muito divertida onde brincámos na sala o que nos ajuda a aprender a partilhar brinquedos e a brincar a pares ou em grande grupo.
Bom fim-de-semana!

Sala Meio Palmo- Resumo 14 a 18 de Novembro


















































































































































































































































Olá papás!
Que semana tão divertida!
Em primeiro lugar tivemos uma conversa acerca do fim-de-semana e do que tinham feito com os papás. Como sempre seguiu-se o desenho do mesmo e no fim explicaram o que tinham desenhado. Alguns meninos já conseguem relatar o que fizeram no dia anterior! Assim foi trabalhada a Área de Formação Pessoal e Social, assim, como a Área de Expressão e Comunicação, domínio da Expressão Plástica e expressão motora.
Esta semana trabalhámos o Domínio da Matemática, mais concretamente, o pequeno/grande. A grande maioria das crianças já consegue diferenciar os tamanhos. Estão a ficar muito crescidos!
Em relação à expressão motora foi feita a sessão de ginástica na sala e com os materiais da sala, como podem ver pelas fotos foi muito divertido. E como não podia deixar de ser, jogámos ao jogo das cadeiras. No final foi feito o relaxamento ao som de música calma, as crianças deitam-se no chão e a educadora vai fazendo massagens na cabeça e na cara dos meninos e, assim, retornam à calma!
Foram feitos trabalhos livres em que os meninos escolheram pintar a chuva e outras pintaram um coelho de decoraram o arbusto.
E foi assim a nossa semana!!

As tradições do Algarve - Palmo e Meio























































Olá papás!
Esta semana continuámos a trabalhar no nosso projecto, mais concretamente sobre a nossa região: o Algarve.
Segunda-feira, começámos por dialogar sobre o que fizemos no fim de semana e realizámos o registo do mesmo, através do desenho. Este tipo de actividade ajuda a criança a entender que é possível exprimir-se através da escrita e do desenho, promovendo a área da linguagem oral e abordagem à escrita. Esta ajuda-a também a conseguir falar sobre acontecimentos passados, empregando assim o pretérito perfeito do indicativo.
Ainda nessa manhã, observámos um tear e qual o seu funcionamento. Claro está que todos quiseram participar nesta actividade e decidiram que a mantinha de lã que todos iriam fazer seria para a Maria. Além de contactarmos com novos materiais, desenvolvemos a motricidade fina e atribuímos importância e valor a tradições da nossa terra.
Na Terça-feira, aprendemos outra técnica de costura: o croché. Para nós esta foi mais complicada, mas de qualquer forma todos quisemos experimentar. Com muita ajuda da Sol fizemos umas lindas pontinhas coloridas em fraldas de pano para brincarmos com os nossos bebés. Depois de feitas as pontas, pintámos um bebé com tintas de tecido. Descobrimos que pintar em tecido é muito mais difícil do que em papel, mas ficaram lindas as nossas fraldinhas de pano!
À tarde, como estava um solzinho muito agradável decidimos dinamizar a sessão de expressão motora no espaço exterior. Foi montado um circuito em que tivemos que ser vários animais da selva e que potenciava as nossas capacidades físicas como: coordenação motora, equilíbrio, rastejar, saltar a pés juntos e só num pé, encestar uma bola…
Quarta-feira, elaborámos matrafonas, tal como as mamãs de antigamente as faziam para as suas filhas brincarem. Escolhemos os seus vestidos, a cor de cabelo e no fim colámos tecidos de várias cores para ficarem ainda mais bonitas. Depois de prontas, utilizámo-las para desenvolver uma sessão de expressão dramática em que tivemos que dar vida às nossas bonecas. Este tipo de actividade é importante no sentido em que ajuda a criança a exprimir-se, sem timidez, à frente dos colegas.
Da parte da tarde, ainda tivemos tempo para jogar “à macaca” e ao jogo das “categorias”. Este último tinha seis casas e a cada casa correspondia uma categoria (nomes de meninas, nomes de meninos, cores, animais, vestuário e frutos). À vez, cada criança teria de escolher uma categoria e dizer seis nomes de meninas ou meninos, cores, etc., consoante a sua escolha. Foi muito divertido, além de didáctico e só precisámos de utilizar um pau de giz!
Na Quinta-feira, realizámos o jogo do “abecedário dos balões”. Cada balão tinha uma letra e uma imagem e palavra associada (escrita em minúscula e maiúscula). Ao som da música as crianças brincavam com os balões. Quando a música parava, cada um tinha de agarrar num balão e dizer a letra (A de andorinha, por exemplo). Depois, à vez cada criança iria juntar os balões necessários para escrever o seu nome.
Esta foi uma estratégia de motivação utilizada para a actividade seguinte: a realização de uma ficha em que a criança teria de associar a palavra à respectiva imagem. Os mais crescidos fizeram a junção das letras, formando sílabas e posteriormente palavras.
Na Sexta-feira, dinamizámos uma sessão de expressão musical em que explorámos os sons possíveis de realizar com papel.
Ao longo da semana temos desenvolvido também algumas actividades que estimulam a aprendizagem da língua inglesa. Já sabemos contar correctamente até 10, já conhecemos algumas cores, partes do corpo e acções.
Na próxima semana iremos começar a falar do tão esperado Natal!
Bom fim de semana a todos!