30 novembro 2011

As tradições do Algarve - Palmo e Meio























































Olá papás!
Esta semana continuámos a trabalhar no nosso projecto, mais concretamente sobre a nossa região: o Algarve.
Segunda-feira, começámos por dialogar sobre o que fizemos no fim de semana e realizámos o registo do mesmo, através do desenho. Este tipo de actividade ajuda a criança a entender que é possível exprimir-se através da escrita e do desenho, promovendo a área da linguagem oral e abordagem à escrita. Esta ajuda-a também a conseguir falar sobre acontecimentos passados, empregando assim o pretérito perfeito do indicativo.
Ainda nessa manhã, observámos um tear e qual o seu funcionamento. Claro está que todos quiseram participar nesta actividade e decidiram que a mantinha de lã que todos iriam fazer seria para a Maria. Além de contactarmos com novos materiais, desenvolvemos a motricidade fina e atribuímos importância e valor a tradições da nossa terra.
Na Terça-feira, aprendemos outra técnica de costura: o croché. Para nós esta foi mais complicada, mas de qualquer forma todos quisemos experimentar. Com muita ajuda da Sol fizemos umas lindas pontinhas coloridas em fraldas de pano para brincarmos com os nossos bebés. Depois de feitas as pontas, pintámos um bebé com tintas de tecido. Descobrimos que pintar em tecido é muito mais difícil do que em papel, mas ficaram lindas as nossas fraldinhas de pano!
À tarde, como estava um solzinho muito agradável decidimos dinamizar a sessão de expressão motora no espaço exterior. Foi montado um circuito em que tivemos que ser vários animais da selva e que potenciava as nossas capacidades físicas como: coordenação motora, equilíbrio, rastejar, saltar a pés juntos e só num pé, encestar uma bola…
Quarta-feira, elaborámos matrafonas, tal como as mamãs de antigamente as faziam para as suas filhas brincarem. Escolhemos os seus vestidos, a cor de cabelo e no fim colámos tecidos de várias cores para ficarem ainda mais bonitas. Depois de prontas, utilizámo-las para desenvolver uma sessão de expressão dramática em que tivemos que dar vida às nossas bonecas. Este tipo de actividade é importante no sentido em que ajuda a criança a exprimir-se, sem timidez, à frente dos colegas.
Da parte da tarde, ainda tivemos tempo para jogar “à macaca” e ao jogo das “categorias”. Este último tinha seis casas e a cada casa correspondia uma categoria (nomes de meninas, nomes de meninos, cores, animais, vestuário e frutos). À vez, cada criança teria de escolher uma categoria e dizer seis nomes de meninas ou meninos, cores, etc., consoante a sua escolha. Foi muito divertido, além de didáctico e só precisámos de utilizar um pau de giz!
Na Quinta-feira, realizámos o jogo do “abecedário dos balões”. Cada balão tinha uma letra e uma imagem e palavra associada (escrita em minúscula e maiúscula). Ao som da música as crianças brincavam com os balões. Quando a música parava, cada um tinha de agarrar num balão e dizer a letra (A de andorinha, por exemplo). Depois, à vez cada criança iria juntar os balões necessários para escrever o seu nome.
Esta foi uma estratégia de motivação utilizada para a actividade seguinte: a realização de uma ficha em que a criança teria de associar a palavra à respectiva imagem. Os mais crescidos fizeram a junção das letras, formando sílabas e posteriormente palavras.
Na Sexta-feira, dinamizámos uma sessão de expressão musical em que explorámos os sons possíveis de realizar com papel.
Ao longo da semana temos desenvolvido também algumas actividades que estimulam a aprendizagem da língua inglesa. Já sabemos contar correctamente até 10, já conhecemos algumas cores, partes do corpo e acções.
Na próxima semana iremos começar a falar do tão esperado Natal!
Bom fim de semana a todos!

Sem comentários: