30 novembro 2011

São Martinho - Palmo e Meio





































Olá papás!
Esta semana realizámos várias actividades referentes ao dia de São Martinho, de modo a que as crianças conheçam algumas tradições da época e as valorizem (área da formação pessoal e social). Assim, na Segunda-feira, além da sessão de fotografias que decorreu da parte da manhã e todos ficaram lindamente, da parte da tarde dinamizámos a música das “castanhas”. Além das crianças mimarem a canção, desenvolvendo a expressão dramática, elas aprenderam que meia dúzia são seis castanhas (domínio da matemática).
De seguida, realizámos uma ficha em que tivemos que picotar algumas castanhas e fazer conjuntos consoante o algarismo referido. Esta actividade promoveu o domínio da matemática e a grafomotricidade.
Na Terça-feira ajudámos a construir o jogo do galo, percebemos as suas regras e aplicámo-las jogando contra um parceiro. Este jogo foi uma oferta de São Martinho e as crianças levaram-no para casa, para poderem jogar com os seus pais. Esta actividade teve como objectivos conhecer um jogo típico português, respeitar as regras do mesmo e estimular a competitividade saudável.
Na Quarta-feira provámos castanhas cruas, assadas e cozidas. Realizámos também um jogo de expressão corporal, em que as crianças fizeram três equipas e eram esquilos que queriam comer castanhas. Para ver a ordem de início de jogo, entre três palhinhas de tamanhos diferentes tirámos à sorte uma. Seria a primeira equipa a jogar quem tirasse a palha maior.
Depois, um membro de cada equipa de cada vez iria ao meio tirar um cartão com um determinado número e seria essa a quantidade que tiraria de castanhas para dentro de um saco. No fim, contabilizámos todas as castanhas dos sacos das três equipas e descobrimos um vencedor. Esta actividade permitiu às crianças associar o número à quantidade e aceitar que existem vencedores e vencidos, mas o que é verdadeiramente importante é participar e dar o seu melhor.
Na Quinta-feira explorámos sensorialmente os ouriços, que são as casinhas das castanhas e realizámos um castanheiro, desenvolvendo a nossa criatividade e capacidade de manipular diferentes materiais de expressão plástica.
Na Sexta-feira, fizemos uma ficha em que tivemos que associar o vestuário à época do ano. Da parte da tarde fomos à feira de São Martinho andar nos carrosséis e comer pipocas. Foi muito divertido. Deixo-vos então com as fotografias.
Na próxima semana haverão mais novidades.
Bom fim de semana!

Sem comentários: