04 novembro 2011

Palmo e Meio - 31 de outubro a 04 de Novembro de 2011











































Olá papás!
Esta semana começámos por brincar às bruxas e fantasminhas, porque Segunda-feira foi o dia de Haloween.
Foi contada ao grupo uma breve história sobre este dia e construímos com pratos de plástico, papel autocolante e papel crepe uns fantasminhas super divertidos!
Depois do grupo ter concluído a sua elaboração realizámos vários jogos com os fantasmas.
Estas actividades ajudaram as crianças a perceberem as tradições deste dia e como surgiram, aproveitaram material reciclado de modo a construir um brinquedo, desenvolveram a criatividade e imaginação e dramatizaram várias histórias tendo como personagem principal o fantasma. Foram promovidas, assim, a área da formação pessoal e social, a expressão plástica e a expressão dramática.
Da parte da tarde realizámos uma ficha em que tivemos que descobrir o enigma das bruxas, o que ajudou o grupo a desenvolver o raciocínio matemático.
Os mais crescidos tiveram ainda que ser eles próprios a escrever o nome das bruxas no local correcto, estimulando assim a área da linguagem oral e abordagem à escrita.
Tendo como objectivo que as crianças a partir dos 4 anos aprendam a somar e a subtrair temos desenvolvido várias actividades e jogos nesse sentido, como pode ser observado nas fotografias aqui colocadas.
Aos mais novos tem sido incentivado a construção de puzzles com vários graus de dificuldade consoante a faixa etária e predisposição da criança para o efeito.
Na Quarta-feira vimos novamente um vídeo com um rancho a dançar o corridinho algarvio. O mesmo foi utilizado como estratégia de motivação para a realização da actividade seguinte: construção de chapéus.
Foi dada a cada criança um chapéu de cartão em que tiveram que colori-lo de preto. Para as meninas foram feitos ainda lenços para colocar também na cabeça, debaixo do chapéu, tal como manda a tradição.
Os chapéus foram depois utilizados na Sexta-feira. Vimos o vídeo novamente e tentámos reproduzir a dança do corridinho algarvio. Foi muito engraçado e as crianças divertiram-se imenso! Esta actividade despertou a criança para as tradições a nível da dança e música da sua região além de ajudá-la a exprimir-se através das mesmas (expressão corporal).
Na Quinta-feira fizemos doce fino. Moemos a amêndoa, colocámo-la dentro de uma vasilha juntamente com o açúcar e com as claras dos ovos e mexemos muito bem. De seguida, tirámos bocadinhos dessa massa, demos asas à nossa criatividade e construímos diversas figuras de doce fino. Além de deliciosos ficaram muito bonitos!
Para os papás poderem provar os nossos bolinhos elaborámos umas bonitas caixinhas. É extremamente importante as crianças aprenderem a trabalhar juntos com um objectivo comum e aprenderem a partilhar algo feito por si com muita dedicação. Agora partilham com a família, para num futuro serem adultos que têm gosto em ajudar o próximo!
A nível da expressão motora e expressão musical realizámos alguns jogos de grupo: jogo da estátua silenciosa e jogo do menino escondido.
Na próxima semana iremos tirar as nossas lindas fotografias de Natal, iremos à feira de São Martinho e vamos fazer um magusto. Vai ser uma semana em grande!
Bom fim de semana para todos!

Sem comentários: