30 novembro 2011

Natal 2011 - parte 1 - Palmo e Meio















Olá papás!
Esta semana demos início ao tema do Natal.
Então começámos por ouvir a música das renas que vai ser apresentada na Festa de Natal. Depois de escutá-la algumas vezes aprendemos a letra, começámos a cantar e inventámos gestos para a canção. Na próxima semana iremos começar a ensaiar tal como é para ser feito na Festa, com adereços e cenário.
Esta actividade ajudou-nos a desenvolver a memória e a sermos criativos a ponto de inventarmos uma coreografia original (expressão musical e dramática).
Ainda na Segunda-feira conversámos sobre o que fizemos no fim de semana, realizámos o registo escrito e desenhámos. Trabalhámos assim a área da linguagem oral e abordagem à escrita.
Fizemos também uma ficha referente ao tema em que tivemos que descobrir a sombra correcta da imagem, desenvolvendo a nossa capacidade de observação, atenção e concentração.
Na Terça-feira demos início à construção do cenário para a Festa. Foram-nos dispostos vários materiais de desgaste e tivemos que utilizá-los com imaginação e intencionalidade, promovendo o domínio da expressão plástica.
Recortámos e colorimos umas estrelinhas a utilizar também no cenário.
Na Quarta-feira, foi dinamizada uma sessão de inglês com o tema das cores. Cantámos uma música alusiva ao tema, fizemos jogos e por fim realizámos uma ficha de picotagem em que depois de destacados os triângulos “white”, colámos papel celofane “green, red and blue” por trás. Esta actividade promoveu também os domínios da grafomotricidade e da matemática.
Na Quinta-feira, aproveitámos o sol e a boa iniciativa de proteger o meio ambiente e fomos fazer a reciclagem do nosso papel e embalagens (área da formação pessoal e social). Depois aproveitámos para brincar no jardim e nos baloiços. Foi uma manhã super divertida!
Da parte da tarde fizemos uma sessão de cinema com pipocas e tudo! O filme foi passado na parede, em grande e com a sala escura. Estes momentos mais livres e fora das planificações seguidas à risca são importantes no sentido em que ajuda as crianças a confraternizarem umas com as outras e a desenvolverem amizades.
Na Sexta-feira, demos início à construção do calendário do advento da nossa sala. Pintámos rolos de papel higiénico das nossas cores preferidas, pendurámo-los, colocámos os dias de 1 a 25 de Dezembro e realizámos desenhos referentes a esta época. Estes desenhos juntamente com o que foi pedido aos pais (receitas de natal, contos, poemas, músicas…) vão fazer as delícias dos nossos meninos ao longo do mês de Dezembro!
Estamos assim a reforçar a relação escola-família-escola que é tão importante, especialmente nestas faixas etárias. Os pais estão a par do que se está a passar na escola e tudo o que as crianças trazem de casa realizado com os pais é um orgulho enorme mostrar aos colegas!
Na próxima semana haverão mais novidades!
Bom fim de semana!

Sem comentários: