28 janeiro 2011

Registo semanal: 24 a 28 de Janeiro - Sala Palmo e Meio











Olá papás!
Esta semana concluímos o mini-projecto dos "sentidos". Faltava a "visão". Então realizámos óculos com lentes de cores diferentes e experimentámo-los. Vimos o mundo como se fosse um arco-íris gigante! Conversámos um pouco sobre os cuidados a ter com as partes do corpo que nos permitem ver, cheirar, tocar, ouvir e provar. E fizemos um registo acerca do tema. Estas actividades promovem o conhecimento do nosso corpo e alguns hábitos de higiene e saúde a ter com o mesmo, abordando a área da formação pessoal e social.
Efectuámos também um desenho sobre o teatro "vice-versa", que fomos ver na Sexta-feira passada. Assim aprendemos a valorizar o registo escrito, como forma de recordar mais tarde certos momentos. É de salientar que em todo o processo deste registo, as crianças tiveram que empregar o pretérito perfeito do indicativo.
Demos início ao tema do "nosso corpo por dentro", começando por ver um livro repleto de imagens dos ossos que constituem o nosso corpo. Depois de inúmeras questões, realizámos o Sr. Esqueleto, que ficará na nossa salinha até terminarmos este mini-projecto. Como forma de avaliação, cada criança realizou, com cotonetes, o seu próprio esqueleto, em tamanho A4. Além das ciências, cada criança trabalhou minuciosamente a motricidade fina, pois não é nada fácil manusear pequeninos cotonetes e montar um mini-esqueleto. Nos minutos seguintes à realização desta actividade, muitas das crianças montavam esqueletos de legos e outros de plasticina! Todo o grupo se encontra bastante motivado com este tema, pelo que vos aconselho, papás, a investigar e a "brincar" sobre este assunto em vossas casas.
As novas tecnologias chegaram à escolinha! Esta semana já muitos manusearam o rato e o teclado do computador. Surgiram criações, no paint, bastante engraçadas e artísticas!
Esta Sexta-feira, veio também à escolinha, a nova professora de inglês. É a Angelina. Agora todas as Sextas das 10.30h às 11.30h, será dinamizada uma sessão de inglês ao nosso grupo.
E assim foi a nossa semana cheia de novas aprendizagens!
Bom fim de semana!

21 janeiro 2011

Registo semanal: 17 a 21 de Janeiro - Sala Palmo e Meio

















Olá papás!
Durante esta semana aprendemos muitas coisas novas e, essencialmente, conhecemos o verdadeiro nome das coisas!
Na Segunda-feira, ouvimos a história "o bolo de chocolate", que fala sobre os cinco sentidos que o ser humano possui.
Realizámos uma experiência para treinarmos o nosso tacto. Com os olhos vendados, colocámos a nossa mãozinha dentro de um saco preto e através do tacto tentámos descobrir o que estava escondido dentro do saco mistério. Explicámos o que estávamos a sentir, atribuímos características aos objectos e qual a sua textura. Efectuámos um registo que pode ser observado aqui no blog.
Seguimos com a audição, em que fizemos silêncio dentro da sala e no espaço exterior e ouvimos o que se passava à nossa volta. Tapámos os ouvidos e percebemos que o grau de audição diminui. De seguida, através dos sons que estavamos a ouvir no rádio, tivemos que associá-los a imagens. Por fim, de modo a avaliar este tema, realizámos uma ficha, em que tivemos que associar imagens à altura dos sons (graves ou agudos).
Continuámos com o paladar, em que provámos diferentes alimentos (doces, salgados, amargos e azedos) e tivemos que adivinhar do que se tratava. Ao provar o sumo de limão arrepiámo-nos imenso! Para concluir este assunto efectuámos uma ficha.
Esta semana terminámos com o olfacto, em que com o nosso nariz, identificámos vários cheiros. Por fim, fizemos uma ficha.
Estas actividades abordam a área do conhecimento do mundo, e permitem à criança experienciar por si própria, ser dinâmica e autónoma, criativa e ter gosto em arriscar e experimentar.
Foi dinamizada, também, uma sessão de psicomotricidade, que pode ser observada nestas fotografias.
Brincámos livremente na rua e demos início a mais uma realização de dvd, para oferecer aos meninos que fazem anos!
Para a semana haverão mais novidades. Bom fim de semana!

14 janeiro 2011

Registo semanal: 10 a 14 de Janeiro - Sala Meio Palmo







olá papás!

Esta semana foi muito divertida!
Como o tempo esteve mais quentinho aproveitámos o espaço exterior para brincar livremente, para fazer ginástica e fazer exercícios de expressão dramática. Adorámos fazer tudo, principalmente a expressão dramática! A Sandra cantou músicas de animais e nós fizémos de conta que eramos esses animais(imitámos o som e o modo como se deslocam), assim trabalhámos o conhecimento do mundo. Depois aproveitámos as imagens que estão na parede para fazer outro exercício, trabalhámos as cores, "cheirámos as flores", "apanhámos maçãs", contámos as frutas, flores e as outras imagens.
Na nossa salinha decorámos chapéus de chuva com diversos materiais e assim trabalhámosa expressão plástica e a expressão motora, nomeadamente a motricidade fina.
Houve tempo, também, para alguns trabalhos que os meninos quiseram realizar livremente, somos meninos muito interessados!
Brincámos na casinha, com os animais e com os jogos!
Como v~em foi uma semana muito animada.
beijinhos e bom fim-de-semana.

Os meninos da Sala MEIO PALMO

Registo semanal: 10 a 14 de Janeiro - Sala Palmo e Meio





Olá papás, esta semana dedicámo-nos, em grande parte, a actividades que abordam a área da linguagem oral e abordagem à escrita e ao domínio da matemática. Entre muitos jogos de descoberta de palavras e letras, adivinhas e associação dos números à respectiva quantidade, realizámos as fichas presentes neste blog.
Foi realizada também uma sessão de expressão motora, em que como aquecimento, "dançámos" o "Zacarias", o "Boneco Pirolito" e o "Passarinho". De seguida, trabalhámos um pouco o equilíbrio e a coordenação motora. Por fim, relaxámos com as "Tartarugas".
Dinamizámos também uma sessão de expressão musical, em que identificámos as alturas dos sons, associando a imagens/objectos/pessoas altas ou baixas.
Esta semana, aproveitámos também o espaço exterior, pois já há algum tempinho que não esticávamos as perninhas a dar umas corridas ao ar livre. E nada melhor que o ar puro para nos dar saúde e energia!
Na próxima semana, trabalharemos os 5 sentidos e realizaremos algumas experiências científicas nesse âmbito. Ah, e na Sexta-feira vamos ao TEMPO ver o teatro vice-versa. Estamos ansiosos!
Bom fim de semana!

07 janeiro 2011

Sala "A Sementinha"









Esta semana fizémos pinguins para decorar a nossa salinha e estes fantoches também!para a semana há mais novidades.
beijinhos
bom fim-de-semana!!

Registo semanal: 03 a 07 de Janeiro - Sala Meio Palmo



















Olá Papás!!
Cá estamos nós na primeira semana de 2011 e que bom iniciar um novo ano com muitas actividades!
Esta fizemos muitas coisas entre elas os famosos Bolo Rei da sala meio palmo!!Adorámos fazer esta actividade, primeiro vimos quais os ingredientes necessários, fizemos contagens e percebemos de onde vêm os alimentos. Em seguida, a sandra e a julieta começaram a fazer o bolo e nós podemos mexer a massa com ajuda! quando a massa já estava preparada, foi dividida e cada um de nós fez um mini bolo rei que depois levámos para casa. provámos cá na escola e em casa com os papás!!
Esta semana ouvimos a história do Rafa, que é um combóio nosso amigo. o Rafa tinha muito frio porque não estava agasalhado e como estamos no inverno os amigos ursinhos emprestaram um gorro e um cachecol! Depois de ouvir a história fomos colorir o gorro e o cachecol dos ursinhos da história com a cor vermelha.também vimos na nossa sala os objectos,brinquedos e roupas vermelhas. Foi muito divertido e nós já sabemos diferenciar muito bem as cores!
Esta semana aprendemos, também, uma forma geométrica: O Círculo! pintámos de vermelho e colámos lã á volta, somos meninos muito aplicados.
começámos, também, a fazer o nosso placard de inverno e para a semana terminamos.
por fim, brincámos com os animais e na casinha, a nossa brincadeira favorita!
por agora é tudo.

beijinhos e bom fim-de-semana!