21 janeiro 2011

Registo semanal: 17 a 21 de Janeiro - Sala Palmo e Meio

















Olá papás!
Durante esta semana aprendemos muitas coisas novas e, essencialmente, conhecemos o verdadeiro nome das coisas!
Na Segunda-feira, ouvimos a história "o bolo de chocolate", que fala sobre os cinco sentidos que o ser humano possui.
Realizámos uma experiência para treinarmos o nosso tacto. Com os olhos vendados, colocámos a nossa mãozinha dentro de um saco preto e através do tacto tentámos descobrir o que estava escondido dentro do saco mistério. Explicámos o que estávamos a sentir, atribuímos características aos objectos e qual a sua textura. Efectuámos um registo que pode ser observado aqui no blog.
Seguimos com a audição, em que fizemos silêncio dentro da sala e no espaço exterior e ouvimos o que se passava à nossa volta. Tapámos os ouvidos e percebemos que o grau de audição diminui. De seguida, através dos sons que estavamos a ouvir no rádio, tivemos que associá-los a imagens. Por fim, de modo a avaliar este tema, realizámos uma ficha, em que tivemos que associar imagens à altura dos sons (graves ou agudos).
Continuámos com o paladar, em que provámos diferentes alimentos (doces, salgados, amargos e azedos) e tivemos que adivinhar do que se tratava. Ao provar o sumo de limão arrepiámo-nos imenso! Para concluir este assunto efectuámos uma ficha.
Esta semana terminámos com o olfacto, em que com o nosso nariz, identificámos vários cheiros. Por fim, fizemos uma ficha.
Estas actividades abordam a área do conhecimento do mundo, e permitem à criança experienciar por si própria, ser dinâmica e autónoma, criativa e ter gosto em arriscar e experimentar.
Foi dinamizada, também, uma sessão de psicomotricidade, que pode ser observada nestas fotografias.
Brincámos livremente na rua e demos início a mais uma realização de dvd, para oferecer aos meninos que fazem anos!
Para a semana haverão mais novidades. Bom fim de semana!

Sem comentários: