28 janeiro 2011

Registo semanal: 24 a 28 de Janeiro - Sala Palmo e Meio











Olá papás!
Esta semana concluímos o mini-projecto dos "sentidos". Faltava a "visão". Então realizámos óculos com lentes de cores diferentes e experimentámo-los. Vimos o mundo como se fosse um arco-íris gigante! Conversámos um pouco sobre os cuidados a ter com as partes do corpo que nos permitem ver, cheirar, tocar, ouvir e provar. E fizemos um registo acerca do tema. Estas actividades promovem o conhecimento do nosso corpo e alguns hábitos de higiene e saúde a ter com o mesmo, abordando a área da formação pessoal e social.
Efectuámos também um desenho sobre o teatro "vice-versa", que fomos ver na Sexta-feira passada. Assim aprendemos a valorizar o registo escrito, como forma de recordar mais tarde certos momentos. É de salientar que em todo o processo deste registo, as crianças tiveram que empregar o pretérito perfeito do indicativo.
Demos início ao tema do "nosso corpo por dentro", começando por ver um livro repleto de imagens dos ossos que constituem o nosso corpo. Depois de inúmeras questões, realizámos o Sr. Esqueleto, que ficará na nossa salinha até terminarmos este mini-projecto. Como forma de avaliação, cada criança realizou, com cotonetes, o seu próprio esqueleto, em tamanho A4. Além das ciências, cada criança trabalhou minuciosamente a motricidade fina, pois não é nada fácil manusear pequeninos cotonetes e montar um mini-esqueleto. Nos minutos seguintes à realização desta actividade, muitas das crianças montavam esqueletos de legos e outros de plasticina! Todo o grupo se encontra bastante motivado com este tema, pelo que vos aconselho, papás, a investigar e a "brincar" sobre este assunto em vossas casas.
As novas tecnologias chegaram à escolinha! Esta semana já muitos manusearam o rato e o teclado do computador. Surgiram criações, no paint, bastante engraçadas e artísticas!
Esta Sexta-feira, veio também à escolinha, a nova professora de inglês. É a Angelina. Agora todas as Sextas das 10.30h às 11.30h, será dinamizada uma sessão de inglês ao nosso grupo.
E assim foi a nossa semana cheia de novas aprendizagens!
Bom fim de semana!

Sem comentários: