07 janeiro 2011

Registo semanal: 03 a 07 de Janeiro - Sala Palmo e Meio






















Olá papás!
Esta semana foi cheia de novas aprendizagens...
Logo no início da semana, e para enfatizar o dia dos reis, fizemos uma visita de estudo à pastelaria Milénio, onde vimos e participámos em todo o processo da confecção de bolos rei. Desde os ingredientes a utilizar, às máquinas necessárias à sua realização (batedeiras enormes, estufas, fornos...), às pessoas que os fazem (pasteleiros) e à roupa que usam, até às técnicas secretas usadas que só de olhar para os bolinhos ficamos com água na boca... aprendemos e participámos em tudo! Desde já agradeço às pessoas que trabalham na pastelaria Milénio, que tão bem nos receberam! Deixo-vos as fotografias para se deliciarem com os nossos pequenos pasteleiros! É de salientar que é de extrema importância as crianças terem contacto com todas as realidades existentes à nossa volta, poderem elas próprias experimentar e perguntar, assim, tornar-se-ão adultos pensantes, inteligentes, curiosos, trabalhadores e capazes de criar. Todas as áreas de conteúdo sairam promovidas nesta actividade (conhecimento do mundo, formação pessoal e social, domínio da matemática...).
De modo a comemorar esta data, realizámos também coroas, e trabalhámos assim a expressão motora e plástica, em que tivemos que manusear diferentes tipos de materiais e ser criativos.
Concluímos também o tema do Inverno. Fizemos uma sequência temporal da realização de um boneco de neve (área da linguagem oral e abordagem à escrita e domínio da matemática) e guardas-chuva e floquinhos de neve (expressão motora e plástica).
Foi dinamizada também uma sessão de expressão musical com as maravilhosas luvas melodiosas, construídas com o grupo.
Por fim, brincámos um pouco com as letras. Tivemos que descobrir de entre muitas letras quais as que pertenciam ao nosso nome, e associar as vogais em diferentes contextos.
O berçário A Cegonha construiu um lindo móbile de Inverno.
Muito trabalhosa esta semana e cheia de resultados surpreendentes!
Até à próxima! Bom fim de semana!

1 comentário:

Anónimo disse...

... e o bolo rei estava tãããão boooom!!!!!!! :)
Obrigado!