06 junho 2011

Registo Semanal - 30 de Maio a 03 de Junho - Sala Palmo e Meio

















































































Olá papás!

Segunda e Terça-feira concluímos o presente para nós levarmos para casa no Dia Mundial da Criança. Ficaram lindos os nossos sapos e joaninhas (porta papel higiénico)!

Nesta actividade as crianças manipularam diferentes materiais de expressão plástica e utilizaram diferentes técnicas, tendo-lhes permitido desenvolver a sua criatividade e espírito artístico.

Na Quarta-feira foi-nos proposto criar uma pintura em grande grupo, em que o seu todo representasse o que é ser criança. Esta actividade, além de promover a capacidade de cada um criar algo único, belo e fantástico, fez com que o grupo trabalhasse em conjunto com o mesmo objectivo e de modo a atingir o mesmo fim (área da formação pessoal e social).

Dialogámos e registámos também sobre o que é ser criança para cada um dos membros do grupo e, sucintamente, para todos eles ser CRIANÇA é BRINCAR!

E foi o que nós fizemos o resto da semana: brincámos e brincámos outra vez sem parar!

Ao brincar a criança está a construir aprendizagens significativas. A actividade lúdica permite o desenvolvimento das relações estabelecidas com o outro e com o meio envolvente. Tem um papel fundamental na estimulação da criatividade, da autonomia, da linguagem e na possibilidade de experimentar diferentes papéis sociais, dotando a criança de pensar por si só e de resolver problemas futuros. A brincar a criança explora, pesquisa experimenta e aprende. Brincar permite que a criança se mantenha fisicamente activa, que desenvolva a personalidade e capacidades sociais, ajudando-a a lidar com diferentes sentimentos e emoções. E brincar, essencialmente, possibilita à criança divertir-se, sem objectivos específicos, proporcionando-lhe apenas algo agradável e positivo.

No Dia Mundial da Criança a comida foi a preferida de todos os nossos meninos: piza e gelado ao almoço e ao lanche bolinho com sumo. Da parte da tarde, brincámos com balões e fizemos pinturas faciais.

A Cátia veio à nossa sala ensinar-nos inglês e trouxe-nos alguns jogos de grupo, tendo como objectivo avaliar o conhecimento do grupo relativamente aos números e às cores.

E na Sexta, às 9h entrámos no autocarro e lá fomos para o Krazy World. Chegámos e fomos muito bem recebidos.

O lugar que nos estava reservado era mesmo ao lado do insuflável :)

Fizemos os xixis, bebemos água, comemos bolachinhas e fomos andar de pónei. Agarrámo-nos muito bem e fizemos lindas poses para a fotografia! No geral, todos adorámos dar uma voltinha no amigo pónei!

Depois fomos conhecer todos os animais existentes no Krazy World (camelo, tartarugas, peixes, cobras, cabras, lémures...). Tivemos a ajuda do amigo e tratador dos animais, que nos explicou tudinho sobre os mesmos e ainda nos deixou dar de comer às cabrinhas.

Antes do almoço ainda brincámos muito no insuflável. Foi espectacular!

Chegou a hora do almoço. Fomos à casa de banho e quando chegámos já tinhamos as mesas postas na esplanada, mesmo em frente ao show dos animais.

Comemos a sopinha toda, douradinhos com batatas fritas, sumo e gelatina.

De seguida, andámos nos carrocéis e brincámos mais um bocadinho no insuflável.

Quando já tinhamos feito a digestão, preparámo-nos para ir à piscina e lá fomos nós. Demos muitos megulhos e portámo-nos muito bem. Secámos e fomos outra vez...

Entretanto chegou a hora de irmos embora e à saída passámos nas portas giratórias por dentro da boca do crocodilo. Foi fantástico!

O Sr. motorista já estava à nossa espera e trouxe-nos de volta à nossa escola.

As visitas ao exterior são extremamente enriquecedoras para a criança.

Permite-lhe, especialmente, observar directamente pelos seus próprios olhos, experimentar, experienciar a realidade, de modo a contruir aprendizagens significativas e activas, levando a escola a aproximar-se da comunidade envolvente.

As visitas contribuem para a formação de cidadãos intervenientes, autónomos e criativos. Proporcionam o enriquecimento cultural do grupo, possibilitam a ligação à vida e à realidade natural e humana, criam e desenvolvem um espírito de responsabilidade, cooperação, solidariedade, criatividade e autonomia.

Deixo-vos assim com as fantásticas fotografias das nossas super brincadeiras nesta semana dedicada às nossas crianças.

Se os papás quiserem as fotografias do Krazy World, entreguem-me uma pen que assim que possível eu passo as fotos.

Até breve!

1 comentário:

Cristina disse...

Adoramos a foto do Ponei!!! E Rita, para quando um perfil da Casinha no Facebook?? Isso é que era! :D