25 fevereiro 2011

Registo semanal: 21 a 25 de Fevereiro - Sala Palmo e Meio






Olá queridos papás!
Na sequência do tema "o nosso corpo por dentro", surgiu uma grande questão: o que fazer para manter um corpo saudável?
Além da prática do exercício físico, que os nossos meninos põem em prática todos os dias, resolvemos abordar mais profundamente a alimentação saudável, porque esta geração, infelizmente, é muito esquesita com os verdes. Vamos tentar pôr as nossas crianças a comer bróculos, alface, espinafres sem torcer sempre o nariz, porque os legumes são realmente importantes para uma alimentação saudável, tal como podemos observar em algumas actividades realizadas ao longo desta semana.
Começámos então por ouvir e dramatizar a história "a sra. redondinha", de modo aos pequenotes entenderem como separar os alimentos, quais os que devem comer mais ou menos, e, essencialmente, a chamar os grupos de alimentos pelo seu devido nome e atribuir-lhes a devida importância.
Realizámos um jogo, em que tivemos que nos organizar em grupos consoante os alimentos que escolhíamos, tendo a agradável surpresa que a maioria dos meninos concretizaram a actividade com sucesso.
Depois, consoante os grupos que escolhemos tivemos que recortar alimentos, de revistas, dos devidos grupos, para colarmos na roda dos alimentos que construímos. O mais interessante é que a roda que construímos é também um jogo que todos os dias brincamos. A roda realmente roda e tem uma seta. De acordo com o grupo que calha, todos os meninos têm que dizer um alimento desse respectivo grupo.
O grupo escolheu começar a falar mais profundamente sobre os lacticínios, porque adoram iogurtes! Então demos início à visualização de imagens e discussão do tema o leite e os seus derivados. E nada melhor para os meninos perceberem os conteúdos do que eles próprios experimentarem e provarem. Então provámos diversos queijos (de vaca, cabra e ovelha, uns melhores do que outros) e diversos iogurtes. E para colocarem à prova de que o iogurte é realmente feito a partir do leite, trouxemos as iogurteiras de casa e realizámos iogurtes de morango e banana. No fim, provámo-los e estavam realmente deliciosos!
Além da área do conhecimento do mundo e da formação pessoal e social, as crianças, com estas actividades foram trabalhando a expressão plástica e a expressão motora, através de recorte, colagens e realização de desenhos e pinturas acerca do tema, tendo sempre acesso a diferentes materiais de desgaste promovendo-lhes assim a criatividade.
Aproveitando ainda este tema realizámos uma ficha em que trabalhámos essencialmente o domínio da matemática.
Esta semana, com a Primavera antecipada, aproveitámos muito o espaço exterior. A aula de expressão corporal esta semana também foi feita na rua e foi divertidíssimo!
A professora Cátia esta semana dinamizou uma sessão de expressão musical e corporal com o grupo, continuando a abordagem às cores, em inglês.
Na próxima semana iremos ao ecoponto reciclar o nosso papel.
Até para a semana, para vos contar então as novidades do nosso desfile de Carnaval que se vai realizar de hoje a uma semana ;)

Sem comentários: